
A Andifes participou, nesta segunda-feira (13), da Oficina de Contribuições para a Política Nacional de Educação Superior (PNEDS): Diálogos com o Movimento Estudantil, realizada no auditório do Ministério da Educação, em Brasília (DF). O encontro teve como objetivo consolidar propostas da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) para a minuta da política nacional.
A entidade foi representada por Maísa Miralva da Silva, integrante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace/Andifes), que acompanhou e contribuiu com os debates voltados à construção da PNEDS, com ênfase nas políticas de acesso, permanência e assistência estudantil.
A atividade foi conduzida pela Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu), no contexto de atualização dos marcos regulatórios da educação superior brasileira. Durante a programação, foram apresentados o estágio atual de elaboração da PNEDS — incluindo histórico, princípios e cronograma —, seguidos de debates organizados em três eixos temáticos: financiamento e orçamento; acesso, permanência e ações afirmativas; e qualidade, avaliação e expansão com regulação.
Ao final, foi proposta a elaboração de uma Carta de Contribuições da UNE e ANPG para a PNEDS, reunindo diretrizes e recomendações a serem incorporadas à minuta da política. A iniciativa reforça a importância do diálogo entre governo, universidades e movimento estudantil na construção de uma Política Nacional de Educação Superior orientada pela inclusão, equidade e qualidade.