UnB abre 150 vagas para residência em inteligência artificial com bolsa de R$ 1,5 mil; veja como se inscrever

Programa gratuito tem inscrições até 29 de junho, aulas presenciais no campus Gama e início previsto para agosto.
Por Ygor Wolf, g1 DF — Brasília

A Universidade de Brasília (UnB) abriu inscrições para a Residência em Inteligência Artificial, programa gratuito de formação prática que oferece 150 vagas e bolsa mensal de R$ 1,5 mil no Distrito Federal.

As inscrições podem ser feitas on- line, no site da residência, até o dia 29 de junho. O início das aulas está previsto para 17 de agosto de 2026.

Para participar, é necessário estar cursando ou já ter concluído ensino superior e ter disponibilidade para as aulas presenciais em Brasília. Também são exigidos conhecimentos básicos em programação (Python), matemática, estatística e fundamentos de inteligência artificial.

O processo seletivo será dividido em três etapas:

  • inscrição online
  • prova presencial
  • e entrevista presencial.

O curso tem duração de oito meses e será realizado em formato híbrido, com atividades presenciais três vezes por semana no campus Gama, no Distrito Federal.

A residência é promovida pelo Instituto Eldorado, em parceria com a UnB, e integra o Programa Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com coordenação da Softex.

O objetivo é capacitar profissionais em áreas como inteligência artificial, machine learning e análise de dados, com foco em atividades práticas e desenvolvimento de projetos reais, acompanhados por mentores especializados.

O resultado está previsto para julho. A participação é gratuita, e todos os selecionados recebem bolsa durante o período do curso. Ao final, os concluintes terão direito a certificado.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: residencia-ia@eldorado.org.br