O Colégio de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais (Conacessi Andifes) está realizando o primeiro seminário do colegiado como órgão assessor da Andifes, no auditório da Finatec, no campus da Universidade de Brasília (UnB).









O evento representa um marco histórico para as universidades federais e para a Andifes, que passa a contar com um fórum composto por especialistas com participação ativa na formulação de políticas públicas nacionais para a acessibilidade e inclusão no ensino superior.
Entre as funções do colegiado estão assessorar a Andifes na elaboração de Diretrizes e Metas e no mapeamento das necessidades das universidades no que se refere à acessibilidade para estudantes e servidores, entre docentes e técnicos. Além disso, ele se concretiza em um espaço de troca de experiências, fortalecimento em rede e diálogo contínuo com o poder público para a construção de uma educação cada vez mais equitativa e acessível para todos.
Participaram da mesa de abertura do seminário: a secretária executiva da Andifes, Lívia Leite, representando o presidente da entidade, reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN); Ileno Izídio da Costa, decano do Decanato de Assuntos Comunitários da UnB; e os coordenadores regionais do Conacessi Arlete Gonçalves (UFPA), Sinara Pollom Zardo (UnB), Adriana Arioli (UFRGS), Marcelo Dias de Santana (UFOP) e Lavínia Teixeira (UFS).