UFT assina convênio de cooperação internacional com universidade do Peru

Parceria internacional fortalece intercâmbio acadêmico e tecnológico entre as instituições

No XXIII aniversário da Universidade Nacional Tecnológica de Lima Sur (Untels), no Peru, o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luis Eduardo Bovolato, participou de um ciclo de conferências e realizou visitas técnicas a laboratórios de inovação, fortalecendo os laços de cooperação entre as duas instituições. Acompanhado pelo pró-reitor de Gestão e Planejamento, Eduardo Lemus Erasmo, Bovolato foi recebido pela reitora da Untels, Gladys Cruz Yupanqui.

Foto: UFT

No ciclo de conferências organizado pela Untels, Bovolato representou a UFT, destacando os benefícios e as projeções da parceria entre as universidades brasileira e peruana. Sua apresentação abordou como a colaboração entre as instituições podem ampliar oportunidades para as comunidades acadêmicas de ambos os países, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos conjuntos.

Após a conferência, o reitor, a delegação da Untels, autoridades acadêmicas e de pesquisa, visitaram os laboratórios FabLab da universidade anfitriã. O FabLab, centro de inovação e prototipagem tecnológica da Untels é um espaço voltado ao desenvolvimento de soluções criativas e aplicadas. Durante a visita, o reitor da UFT teve a oportunidade de conhecer as instalações e as iniciativas de inovação tecnológica da universidade peruana.

Como marco das atividades comemorativas, a UFT e a Untels oficializaram um convênio específico de cooperação acadêmica e de pesquisa. O acordo visa fomentar atividades conjuntas, fortalecendo a colaboração internacional em diversas áreas do conhecimento, com foco especial em inovação e desenvolvimento tecnológico.

Esse convênio reflete o compromisso da UFT em expandir suas fronteiras e proporcionar um ambiente acadêmico enriquecedor, por meio de parcerias internacionais que potencializem o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre docentes, pesquisadores e estudantes.