Gestores de comunicação das universidades federais de todo o Brasil estão em Brasília, esta semana, para discutir estratégias que fortaleçam a comunicação pública nas instituições.
Entre os dias 3 e 5, eles participam do Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino, promovido pelo Ministério da Educação. O encontro tem como objetivo debater estratégias de comunicação focadas na promoção da Educação Profissional e Tecnológica e da Educação Superior. A programação inclui palestras e debates sobre gestão de comunicação em situações de crise, combate às fake news, diretrizes de comunicação do governo federal e atividades de capacitação para os gestores. Dentre os temas abordados, destacam-se o fortalecimento da comunicação pública, a expansão da rede de emissoras de rádio e TV e as ações de divulgação do Enem.
No dia 6, será realizada a reunião do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), com o objetivo de discutir e planejar a agenda de atuação coletiva para 2025. Entre as discussões estão a criação de uma agência de notícias das universidades, campanhas anuais coletivas, novas frentes de pesquisa para o próximo ano e relações institucionais.
O Cogecom tem como principal objetivo assessorar a ANDIFES na área de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Sua missão inclui desenvolver políticas de comunicação nacional em colaboração com a ANDIFES, propor diretrizes e metas anuais, promover a cooperação entre as universidades para transformar o modelo de comunicação universitária e estudar soluções nas áreas de jornalismo, publicidade, marketing e organização de eventos, com foco na divulgação das ações científicas e tecnológicas das universidades.