Andifes reforça compromisso com a transparência no uso de emendas parlamentares em reunião com CGU

Nesta terça-feira (28), a diretoria da Andifes, representada pelo presidente da instituição, reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN) e pela reitora Sandra Goulart (UFMG), reuniu-se com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, para reafirmar o compromisso das universidades federais com a transparência na aplicação das emendas parlamentares. 

As universidades federais já cumprem rigorosamente a legislação vigente e a Andifes colocou-se à disposição para contribuir com a elaboração de diretrizes e orientações que contemplem as especificidades das universidades federais e suas relações com as fundações de apoio, para uma efetiva implementação das novas normas determinadas pelo STF. A adequação de normas abrange não apenas a educação, mas todos os setores contemplados com emendas parlamentares. 

A Andifes destacou que as universidades federais apoiam qualquer iniciativa que fortaleça a transparência e a boa gestão dos recursos públicos, reafirmando o papel das instituições como pilares da educação, do conhecimento e do fortalecimento da democracia.

A reunião abordou ainda a parceria com as universidades na criação de estratégias para implementação do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio. A Andifes realizou um seminário recentemente sobre a temática e as universidades, com sua capilaridade e experiência, desempenham um papel estratégico para a efetividade do programa.