Marcos Sunye toma posse como reitor da UFPR

Nesta quarta-feira (29), Marcos Sunye tomou posse como reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em uma solenidade no Ministério da Educação.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou o reconhecimento nacional e internacional da UFPR pela excelência na pesquisa e por sua rede de saúde. Ele reafirmou o compromisso do Ministério da Educação (MEC) com os princípios democráticos e a escolha livre dos reitores pelas comunidades acadêmicas e destacou que o ministério é parceiro das universidades, que são importantíssimas dentro do ecossistema educacional.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Daniel Diniz Melo, reforçou a importância da posse dos reitores escolhidos pelas comunidades universitárias, algo que a Andifes tem defendido constantemente. Ele também ressaltou o papel essencial das universidades públicas no desenvolvimento do país, sendo responsáveis por cerca de 90% da pesquisa científica nacional.

Em seu discurso de posse, o novo reitor Marcos Sunye agradeceu o acolhimento da Andifes e enfatizou a relevância do Hospital Universitário da UFPR como uma referência na área da saúde. Ele também mencionou desafios importantes da gestão, como a necessidade de ampliação da moradia estudantil, devido à crescente demanda. Apresentou dados que refletem a inclusão social promovida pela UFPR, como o fato de que 62% dos estudantes aprovados no vestibular da universidade são oriundos do ensino médio público.

A vice-reitora Camila Fachin também destacou a honra e a responsabilidade de assumir a gestão da UFPR. Ela ressaltou que a universidade é um símbolo do estado e que seu impacto transformador reflete o papel essencial das instituições de ensino superior no país. Camila também compartilhou sua trajetória pessoal na UFPR e reforçou seu compromisso com a instituição. Em sua fala, agradeceu ao reitor José Daniel Diniz Melo e à vice-presidente da Andifes, Sandra Goulart, pela acolhida e mencionou o recente seminário da associação sobre equidade de gênero, enfatizando a importância do tema.

A nova gestão da UFPR assume com o compromisso de enfrentar desafios e fortalecer o papel da universidade no desenvolvimento científico, tecnológico e social.

Fotos: Ângelo Miguel/ MEC