As reitoras e os reitores das universidades federais receberam o ministro da Educação, Camilo Santana, durante toda a manhã do segundo dia da 178ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes.

O ministro reafirmou o compromisso do Ministério da Educação com o fortalecimento das universidades públicas. “Nós acreditamos que as universidades são o nosso maior patrimônio. Elas são responsáveis por transformar vidas e precisamos defender, fortalecer e reconhecer o trabalho desenvolvido, seja na pesquisa, extensão e, inclusive, na defesa da democracia do nosso país”, afirmou.
Camilo Santana destacou a importância do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como ferramenta de inclusão no ensino superior e garantiu que o MEC está aberto ao diálogo com as universidades para aprimorar o sistema, ouvindo suas sugestões e necessidades.




O ministro da Educação defendeu a construção conjunta de uma política nacional de assistência estudantil, que considere as experiências já consolidadas nas universidades, e reafirmou o compromisso do MEC em apoiar a realização da Cúpula do BRICS, prevista para os dias 6 e 7 de julho, no Brasil.
Outro importante encaminhamento foi a construção conjunta, entre o Ministério da Educação e a Andifes, de uma proposta de orçamento para o PLOA 2025 e o apoio do MEC para aprovação da proposta de Lei que extingue a lista tríplice para a nomeação de reitores.
Além disso, o ministro anunciou que pretende visitar todas as universidades federais para conhecer suas realidades e desafios de perto.
Durante o encontro, Camilo Santana também anunciou Marcus Vinicius David (UFJF), ex-presidente da Andifes, como novo secretário de Educação Superior do MEC.
Reitores e reitoras reforçaram o compromisso das universidades em contribuir com projetos estratégicos para o desenvolvimento do país.
Fotos: Luís Fortes/ MEC