Andifes participa do Primeiro Encontro do Programa Embaixadores do CNPEM

Nos dias 20 e 21 de março, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP, sediou o Primeiro Encontro Presencial do Programa Embaixadores. A iniciativa, resultado da parceria entre o CNPEM e o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi) da Andifes, teve como objetivo estreitar laços entre a instituição e a comunidade acadêmica. Nesta primeira edição, foram selecionados 28 pesquisadores das regiões Norte e Nordeste, que atuarão como interlocutores para fomentar colaborações científicas e o uso das instalações do CNPEM.

Além dos integrantes do Copropi, a Andifes esteve representada pelo seu presidente, reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN), que destacou a relevância da iniciativa para a democratização do acesso à infraestrutura de pesquisa do CNPEM. “O Programa Embaixadores é uma ação estratégica que amplia a interação entre universidades e centros de pesquisa de excelência. Essa aproximação fortalece o desenvolvimento científico e tecnológico do país, promovendo maior equidade na distribuição de oportunidades”, afirmou Diniz Melo.

Foto: Claudener Souza

A coordenadora do Copropi, Priscila Faria (UFJF), ressaltou a importância do encontro e a expansão da iniciativa para outras regiões do país: “Este evento representa um marco na construção de uma rede sólida entre o CNPEM e as universidades federais, consolidando a cooperação no sistema nacional de educação, ciência e tecnologia. Nosso compromisso é garantir a expansão do programa para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ampliando ainda mais seu impacto”.

Pedro Carelli (UFSB), que coordenava o Copropi no momento da concepção do projeto, relembrou as origens da iniciativa: “A proposta nasceu a partir de uma palestra do diretor do CNPEM, José Roque, na reunião do COPROPI de novembro de 2022. Em 2023, uma visita técnica permitiu o aprofundamento das discussões, e, ao longo de 2024, o projeto foi estruturado e financiado. No final do ano, o edital foi lançado, os embaixadores foram selecionados e as atividades tiveram início”.

Durante o encontro, os Embaixadores conheceram de perto as instalações do CNPEM, com atenção especial aos pesquisadores que visitavam o centro pela primeira vez. Além disso, participaram de sessões técnicas para apresentar um panorama das linhas de pesquisa e desafios científicos de suas instituições, promovendo um diálogo produtivo e alinhado aos objetivos da iniciativa.

Com a realização deste primeiro encontro, o Programa Embaixadores do CNPEM se fortalece como um modelo de integração entre universidades e centros de pesquisa, impulsionando o avanço científico e tecnológico no Brasil.