Diretoria da Andifes e Fonaprace discutem estratégias para assistência estudantil

A diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) recebeu a coordenação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), nesta terça-feira (26), para debater temas estratégicos para as universidades federais.

Entre os principais pontos discutidos, esteve a avaliação do perfil socioeconômico dos estudantes, pesquisa histórica que a Andifes realiza e que terá a próxima edição conduzida em parceria com o Inep. A coleta e análise dos dados devem ocorrer ao longo dos próximos meses, e cujos resultados serão fundamentais para auxiliar a regulamentação da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Outro destaque foi o financiamento da assistência estudantil. O Fonaprace trabalha na reformulação da matriz de distribuição de recursos, buscando um modelo mais equilibrado e sustentável. Também foram debatidos desafios como a recomposição das equipes técnicas, a importância da moradia estudantil e a necessidade de critérios mais precisos para a alocação de recursos, considerando diferenças regionais e o custo de vida dos estudantes.

Além disso, a Andifes segue atuando na construção de um novo sistema de avaliação institucional do ensino superior, em parceria com a Comissão de Gestão da Política Nacional de Educação Superior (Cgpol), e acompanha a regulamentação de programas estratégicos para as universidades.

A reunião reafirmou o compromisso com o fortalecimento da assistência estudantil e a busca por soluções para garantir a permanência e o sucesso dos estudantes nas universidades federais.