Ex-aluno da Unifap se torna pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Marcelo Amanajás Pires, egresso do curso de Física, agora faz parte de um dos maiores centros de renome internacional no âmbito da pesquisa na área da Física.

O ex-aluno do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Marcelo Amanajás Pires, é o mais novo pesquisador efetivo do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituto de excelência internacional na área de pesquisa e pós-graduação em Física. A efetivação de Marcelo no CBPF ocorreu no dia 10 de março deste ano.

Marcelo cursou a graduação na Unifap no período de 2009 a 2014. Para o pesquisador, é uma honra representar a Unifap em uma das principais instituições de pesquisa do país na área da Física. “Minha trajetória exemplifica que a universidade pública brasileira, mesmo em regiões mais remotas, é capaz de contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados, aptos a competir além das fronteiras locais”, observa. 

Marcelo relembra seu caminho acadêmico e enfatiza como a universidade pública brasileira é um ambiente que oferece muitas oportunidades de crescimento.

“No meu caso, destaco duas experiências: a primeira oportunidade foi dentro do Pet/Física, onde tive meu primeiro contato com pesquisa científica sob orientação do professor Zamora em um tema sobre fractais.  Posteriormente, através do Programa Ciências sem Fronteiras, pude realizar um intercâmbio que me permitiu aprimorar os conhecimentos no Centro de Física Teórica e Computacional da Universidade de Lisboa, intercâmbio esse que foi muito valioso para meu desenvolvimento acadêmico”, afirma Pires.

Marcelo obteve outras conquistas, como bolsista destaque no Programa Bolsa Nota 10 – categoria mestrado, que cursou na Universidade Federal Fluminense (UFF). E no doutorado, realizado no CBPF, ganhou o prêmio de melhor tese, intitulada “Phenomenological characterization of biological complex systems”. As áreas de pesquisa do ex-aluno são Física Estatística e Computacional, Sistemas complexos e Algoritmos Quânticos.

Sobre o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)

Fundado em 1949, no Rio de Janeiro (RJ), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é um instituto de excelência internacional na área de pesquisa e pós-graduação em Física. Com seus laboratórios multiusuários, serve de infraestrutura para grupos de pesquisa no Brasil e no exterior, bem como para a indústria nacional. 

O CBPF faz pesquisa teórica e experimental em áreas como sistemas complexos, altas energias, astropartículas, nanotecnologia, física aplicada à biomedicina, informação quântica, ciência dos materiais, magnetismo e instrumentação científica.

*Texto: Ana Carolina Brazão (Bolsista Assesp/Unifap), com informações do site do CBPF.