A divulgação científica tem ganhado força na Universidade Federal do Tocantins (UFT) com iniciativas como o selo editorial Estudos históricos pan-amazônicos e Ensino de História, criado em 2022 pelo Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam). O selo, vinculado à Editora da UFT (EdUFT), nasceu a partir da Instrução Normativa PROPESQ N° 01/2020, que permite aos programas de pós-graduação usarem a marca EdUFT em publicações digitais de acesso aberto.
O objetivo principal do selo é dar visibilidade às pesquisas que tratam das populações amazônicas e dos processos históricos, sociais e culturais que envolvem seus territórios. Com foco especial nos povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, sertanejos, mulheres e moradores das periferias urbanas, as obras também discutem temas como a construção de barragens, expansão agrícola, memória coletiva e ensino de história.

Desde a criação, duas obras já foram publicadas:
Leituras Históricas sobre Populações Tocantinenses (2023)
Organizada pelos professores George Leonardo Seabra Coelho e Vasni de Almeida, a obra reúne pesquisas de docentes e discentes do PPGHispam. Os estudos abordam, entre outros temas, a atuação de ordens religiosas no interior do Tocantins, a formação da Diocese de Porto Nacional, o povo Xerente e a Comunidade Barra do Aroeira, memórias sobre o sertão tocantinense e práticas médicas no antigo norte goiano. Acesse a publicação aqui
Pesquisa em História, Humanidades Digitais e Ensino: Outros Temas Comunicacionais e Abordagens (2024)
Com organização de George Leonardo Seabra Coelho, Regina Célia Padovan e Rodrigo Gouvêa Rodrigues, esta coletânea explora a relação entre ensino e pesquisa em História, com destaque para o uso de tecnologias, jogos digitais e as Humanidades Digitais como ferramenta pedagógica. Os textos discutem temas como racismo, religiosidade, memória e transformações sociais em contextos urbanos e rurais. Acesse a publicação aqui
A equipe editorial do selo é formada pelos editores George Leonardo Seabra Coelho e Vasni de Almeida (PPGHispam/UFT) e pelo Conselho Editorial composto por Regina Célia Padovan, Rita de Cássia Melo Guimarães e Vítor Hugo Abranche de Oliveira (membros internos da UFT), além de Gelson Weschenfelde (FEEVALE) e Keides Batista Vicente (UEG).
Com esse trabalho, o PPGHispam fortalece a missão da UFT de democratizar o acesso ao conhecimento científico e promover a valorização da diversidade histórica e cultural da Pan-Amazônia.
Fonte: UFT