UFPE participa de estudo internacional sobre desfechos cirúrgicos na América Latina

Com mais de 22 mil pacientes incluídos em 284 hospitais, o estudo oferece um panorama realista da morbidade e mortalidade cirúrgica na região

Professores e estudantes de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Recife, participaram do estudo Lasos (Latin American Surgical Outcomes Study), um dos maiores estudos colaborativos já realizados sobre desfechos cirúrgicos na América Latina. Os resultados estão no artigo “Patient outcomes after surgery in 17 Latin American countries (LASOS): a 7 day prospective cohort study”, publicado, este mês, no periódico The Lancet Regional Health, jornal médico do grupo Lancet com fator de impacto de 20.

O Lasos é um estudo multicêntrico, observacional e prospectivo, que avaliou os desfechos de pacientes submetidos a cirurgias de médio e grande portes em 29 países da América Latina. Com mais de 22 mil pacientes incluídos em 284 hospitais, o estudo oferece um panorama realista da morbidade e mortalidade cirúrgica na região. 

Os principais resultados apontam que complicações pós-operatórias ocorreram em 14,6% dos pacientes; a mortalidade hospitalar foi de 2,2%; a taxa de “falha em resgatar” (ou seja, óbitos entre pacientes que apresentaram complicações) foi 15,1%, indicando dificuldades no manejo de pacientes complicados no pós-operatório; a complicação mais comum foi infecção hospitalar, presente em 8,2% dos casos; e 37,7% dos pacientes que morreram nunca foram admitidos em unidades de terapia intensiva, mesmo após desenvolverem complicações graves.

Os dados da pesquisa foram coletados no período de 1º de junho de 2022 a 30 de abril de 2023. Os resultados destacam desafios importantes relacionados à segurança cirúrgica, infraestrutura hospitalar e acesso a cuidados pós-operatórios adequados.

O estado de Pernambuco teve participação no estudo, com coleta e organização de dados do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, do Imip e das unidades privadas Real Hospital Português e Hospital Santa Joana. Houve significativa contribuição dos professores da UFPE Marianne Arnold, Thales P. Batista, Ana Maria M. Caetano e Nádia M. C. Duarte, todos da área acadêmica de Cirurgia do Centro de Ciências Médicas (CCM). A iniciativa também teve o engajamento dos estudantes de Medicina da Universidade Klaiver Lucas Silveira Paiva, Daniel Wanderley Pragana, Beatriz Cristina Oliveira de Melo e Laryssa Ramos Leite de Oliveira.

Fonte: UFPE