UFSC sediará congresso latinoamericano com pesquisadores de mais de 15 países

Entre os dias 28 e 30 de abril, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará o XI Congresso Latinoamericano da WAPOR (World Association for Public Opinion Research), o maior evento da América Latina dedicado à pesquisa de opinião pública, comportamento eleitoral e comunicação política. Interessados em participar, podem se inscrever neste link.

Com o tema “Opinião pública, civismo e riscos globais na América Latina”, o congresso reunirá pesquisadores de mais de 15 países, que irão debater questões cruciais da atualidade, como a crise climática, os impactos da desinformação, a polarização política, as ameaças à democracia e os desafios impostos pela inteligência artificial.

A programação será realizada nos auditórios do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Departamento de Jornalismo, com as master classes e as cerimônias de abertura e encerramento no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Destaques da Programação

O evento contará com uma programação diversificada, incluindo:

  • Mais de 30 paineis de especialistas;
  • Mais de 200 trabalhos acadêmicos em 80 sessões temáticas;
  • Workshops gratuitos voltados para a capacitação e atualização de profissionais da área.

Palestrantes internacionais

Entre os destaques das palestras principais, estão:

  • Pedro Magalhães (Universidade de Lisboa):
    Quem se importa e engaja pela defesa da democracia?
    Uma análise sobre o engajamento cívico em tempos de ameaças democráticas.
  • Fabián Bosoer (Jornal Clarín, Argentina):
    O que sobrou da conversação pública?
    Reflexões sobre o impacto da pós-verdade e da inteligência artificial no jornalismo.
  • Felipe Nunes (Quaest, Brasil):
    Inovações metodológicas em pesquisas eleitorais
    Apresentação de novas abordagens para compreender o comportamento eleitoral.

Workshops gratuitos e networking

O congresso também oferecerá cinco workshops gratuitos, oportunizando aos participantes aprofundar conhecimentos e práticas sobre pesquisa de opinião e comunicação política. Os temas abordados irão preparar os profissionais para os desafios da rápida evolução tecnológica e das mudanças no comportamento eleitoral.

Além disso, o evento será um espaço para networking, reunindo os maiores especialistas em pesquisa, consultoria política e marketing eleitoral, além de acadêmicos e profissionais da área.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento: www.waporlatam2025.org