O Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza, no sábado e na próxima terça-feira (26 e 29 de abril), um mutirão de procedimentos cirúrgicos e procedimentos diagnósticos para a comunidade indígena de Dourados e região.

Serão realizados 64 procedimentos cirúrgicos com anestesia geral e 72 procedimentos diagnósticos pelas equipes multiprofissionais do HU-UFGD, que contemplam cirurgiões, anestesistas, radiologistas, ultrassonografistas, enfermeiros, assistentes, entre outros.
O mutirão de cirurgias eletivas específico para os Povos Indígenas, exames e procedimentos diagnósticos estão sendo realizados ao longo do mês de abril, em alusão ao mês de comemoração dos Povos Indígenas. Nos dias 26 e 29 de abril acontece o Dia “E”, em apoio ao projeto Ebserh em Ação: Mais Especialistas.
Durante o mutirão serão realizados diversos exames, como colonoscopia, mamografia, ultrassonografia, eletroencefalograma, entre outros.
Os pacientes fazem parte tanto da fila de espera cirúrgica do HU-UFGD quanto da fila do SISREG (Sistema de Regulação), incluindo demanda reprimida identificada no polo base de Dourados, havendo um esforço concentrado das três instituições (HU-UFGD/Ebserh, SEMS e Polo Base – DSEI) para contato e captação de pacientes.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Ebserh