A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) comemora um importante reconhecimento no cenário acadêmico e científico nacional com a aprovação na etapa de Avaliação de Mérito de duas subpropostas submetidas à CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT/AÇÃO TRANSVERSAL – PROINFRA DESENVOLVIMENTO REGIONAL – NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE – NNECO 2024 da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

O edital tem como objetivos (1) Implantar infraestrutura de pesquisa, com vistas a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade reconhecida; (2) Impulsionar o desenvolvimento de pesquisas nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste com a criação de redes colaborativas de pesquisa; e (3) Reduzir assimetrias no âmbito nacional, incentivando a formação, desenvolvimento e fixação de recursos humanos.
Dentre as subpropostas aprovadas, destaca-se ” Estruturação do BIOTEC-LAB/UFDPar: Centro Multiusuário Avançado em Biotecnologia do Delta do Parnaíba “, que foi contemplada dentro do limite orçamentário da chamada, com o valor de R$ 3.011.880,40. O projeto submetido sob coordenação da Profa. Durcilene Alves, chefe do Biotec-Lab, docente Curso de Engenharia de Pesca e Professora Permanente do PPGBiotec.
Além disso, a subproposta ” Estruturação do BIOTÉRIO/UFDPar: Centro Avançado em Medicina Experimental do Delta do Parnaíba ” também foi aprovada quanto ao mérito, mas não será contemplada com recursos em virtude dos limites orçamentários previstos na Chamada. Este subprojeto foi conduzido pelo Prof. Lucas Antonio Duarte Nicolau, Chefe do biotério de Roedores da UFDPar, docente Curso de Medicina de Pesca e Professor permanente do PPGBiotec.
As subpropostas contaram com a participação de outros pesquisadores(as) da UFDPar e de outras instituições de ensino do país, fortalecendo a colaboração científica e ampliando o impacto das iniciativas. A submissão das subpropostas contou ainda com o suporte técnico e administrativo da PROPOPI e da FADEX.
A aprovação dessas iniciativas representa um marco significativo para a UFDPar, consolidando a universidade como referência na pesquisa e inovação na região. Com esta conquista, A instituição reforça seu compromisso com a pesquisa e a preservação do patrimônio natural, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.
A UFDPar parabeniza os coordenadores dos projetos aprovados e reafirma seu compromisso em incentivar a pesquisa, a inovação e a preservação dos acervos científicos e culturais, contribuindo para o desenvolvimento da instituição e para o avanço do conhecimento no Brasil.
Fonte: UFDPar