FURG vai a São Lourenço do Sul para reuniões com a prefeitura e servidores

Desafios e novos projetos foram destaques da agenda institucional

Foto: Larissa Bueno/Secom

Nesta quinta-feira, 8, a reitoria da FURG – representada pela reitora Suzane Gonçalves e pelo vice-reitor, Ednei Primel – cumpriu uma importante agenda no campus São Lourenço do Sul (FURG-SLS). Na oportunidade, os gestores estiverem reunidos tanto com a prefeitura municipal quanto com os servidores locais para tratar de diversas pautas que impactam o futuro da instituição; em paralelo, pró-reitores de Graduação, Simone Freire; e Assuntos Estudantis, André Lemes, atenderam demandas in loco de estudantes e coordenadores de curso.

Universidade e Prefeitura discutem fortalecimento da presença acadêmica no município

Durante a manhã, a equipe da reitoria esteve reunida com representantes do poder público municipal para debater estratégias de expansão e consolidação da atuação da instituição em São Lourenço do Sul. Participaram do encontro a reitora Suzane Gonçalves; o vice-reitor, Ednei Primel; o pró-reitor de Infraestrutura, Rafael Paes; a diretora de Obras, Michele Larrossa; além do diretor e vice-diretora do campus FURG-SLS, Eduardo Vogelmann e Carmem Porto. A comitiva foi recebida no gabinete da Prefeitura Municipal pelo prefeito Zelmute Marten e pela vice-prefeita, Fernanda Bork.

A reunião teve como pauta central a articulação de parcerias e iniciativas para a ampliação da presença da FURG na cidade – tanto em termos de infraestrutura quanto de oferta acadêmica e extensão comunitária. A ação representa os esforços conjuntos para o avanço em pautas como novos investimentos em instalações físicas e o fortalecimento do vínculo entre a Universidade e a comunidade local, buscando não apenas contribuir para o desenvolvimento educacional, mas também para o crescimento econômico e social do município.

A gestão municipal, por sua vez, reafirmou o compromisso com a consolidação do novo campus e apresentou avanços nas tratativas sobre infraestrutura, incluindo a garantia de recursos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), para a construção do trevo de acesso e a pavimentação do entorno da unidade.

“Agradecemos essa parceria importante que firmamos no início do ano para podermos desenvolver as ações e melhorar o campus. Queremos estar sempre ao lado da Prefeitura”, disse Suzane. Entre os assuntos abordados também estiveram a instalação de uma estação meteorológica, atualizações em projetos conjuntos com a prefeitura e o andamento das licitações da Casa do Estudante (CEU) e do Restaurante Universitário (RU).

A pauta da mobilidade também foi amplamente debatida, com destaque para a preocupação com o transporte municipal e intermunicipal, apontado como um dos principais desafios para garantir o acesso de estudantes, especialmente os que residem em outras cidades ou áreas rurais.

Ainda foram discutidos temas como a situação geral da infraestrutura do campus, o papel da Universidade no Sistema Municipal de Inovação e as possibilidades de parceria em áreas como a agroindústria, em diálogo com as vocações econômicas do município.

Ouvindo a comunidade universitário: reitoria também se reúne com servidores do campus

No turno vespertino, a reitoria promoveu uma reunião com servidores do campus, na sala 1201 do Prédio 1. A atividade teve como objetivo dialogar com a comunidade universitária sobre os desafios e perspectivas da FURG em São Lourenço do Sul.

Participaram da atividade técnicos-administrativos em educação e docentes, que, ao longo da tarde, puderam ouvir e dialogar sobre atualizações institucionais e os desafios do campus. Em sua fala, Suzane reafirmou o compromisso da reitoria com a multicampia, por meio de visitas periódicas aos campi da instituição, ao menos uma vez por semestre, com a finalidade de observar as necessidades específicas de cada espaço.

Também durante o encontro, os gestores atualizaram a comunidade acadêmica sobre o andamento das obras da sede própria do campus. “A finalização dessa obra, junto à construção da Casa do Estudante e do RU, segue entre as prioridades da gestão”, destacam Suzane e Ednei.

Por sua vez, os servidores do campus também puderam apresentar suas demandas e sugestões, como a preocupação com o futuro dos cursos de menor ingresso, e sugestões para ampliar a atratividade do FURG-SLS, por meio da reestruturação da graduação e da criação de novos projetos.

“Na gestão da Universidade tenho acompanhado os esforços de cada técnico-administrativo em educação, cada professor, cada servidor terceirizado e inclusive grande parte dos nossos estudantes em tentar contribuir para a resolução de questões estratégicas para que, dessa forma, seja possível fortalecer a FURG como um todo. Estamos empenhados sobretudo em ouvir a nossa comunidade, e isso vocês podem sempre esperar da gente: escuta, acolhimento e muito trabalho conjunto”, concluiu o vice-reitor.

Por Hiago Reisdoerfer e Larissa Bueno