UFT participa de encontro promovido pelo MEC sobre o novo PNE

Evento reúne profissionais da educação do Tocantins para elaboração de diagnóstico nas redes de ensino

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) marcou presença no evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para elaboração de proposta do novo Plano Nacional de Educação (PNE), realizado entre os dias 6 e 9 de maio, no Câmpus de Palmas. 

UFT participa de encontro promovido pelo MEC para elaboração do novo Plano Nacional de Educação. (Foto: Amanda Annie)

A iniciativa reuniu representantes da educação tocantinense, secretarias de educação, conselhos e entidades da sociedade civil com o objetivo de colaborar na formulação das diretrizes que irão nortear as políticas públicas educacionais do país, que servirá para os próximos 10 anos. Além de promover oficinas para a elaboração dos diagnósticos das redes de ensino do Estado.

De acordo com Celso Vallin, Coordenador-Geral de Planos Decenais de Educação da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) do MEC, a ação faz parte de uma mobilização nacional com atividades em todas as unidades da federação, “A educação por determinação da constituição brasileira, precisa ser planejada e os planos valem por dez anos. Esses quatro dias foi feita uma ação de cooperação técnica de estudo. Trabalhamos com dados educacionais do Inep, IBGE, e outros. Por meio desses dados é que analisamos onde tem escolas, pessoas matriculadas, é um diagnóstico da situação. Tanto do Estado quanto dos municípios, e a partir deste estudo identificamos os problemas da educação e como podemos encaminhar um progresso em relação aos problemas nos próximos dez anos”. 

Para a professora Rosilene Lagares, do curso de pedagogia, mestrado e doutorado em educação da UFT, o encontro contribui na qualificação  dos agentes educacionais, “É um evento muito importante pois prepara os profissionais da educação do Tocantins na elaboração dos planos decenais, assim continuaremos a fazer esta formação, servindo de apoio aos municípios e ao Estado no planejamento dos planos da educação”, pontuou.

O Pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, acredita na importância da ação pois ajuda a debater o próximo plano estadual de educação, “ Foi um momento muito importante para a universidade em receber os servidores do ministério da educação, a partir dessas informações, foi possível reunir os professores que já atuam nessa frente de monitoramento dos planos municipais de educação. Como o Prisme que é um projeto importante para o Estado, e atua em 120 municípios. Para a UFT sediar esse evento junto com a Undime, e demais entidades representativas, possibilitou estabelecer uma interlocução com os demais entes envolvidos nesse plano para os próximos dez anos. Reconhecendo os desafios que nós temos no estado do Tocantins”, destacou.

A ação, que aconteceu nesta semana, visa discutir a elaboração do Projeto de Lei para o novo PNE, o Guia de Elaboração dos Planos Decenais de Educação e os passos metodológicos, a importância da intersetorialidade nos planos, a apresentação do Novo PAR e as ferramentas do Inep. O evento encerrou nesta sexta-feira, 09, com a apresentação dos trabalhos realizados durante a semana.

Por Fabiana Araújo e Amanda Annie | Revisão: Daniela Camargos