Uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) resultou no desenvolvimento do RGeasy®, uma ferramenta inovadora e gratuita que facilita a escolha de genes de referência em pesquisas na área da biologia molecular e estudos de expressão gênica. Esses genes de referência funcionam como um “padrão de comparação” e são essenciais para garantir a precisão dos experimentos que investigam como os genes se comportam em diferentes situações, como quando uma planta enfrenta seca ou uma doença, por exemplo.
A novidade é especialmente útil em estudos que utilizam a técnica RT-qPCR (Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa em Tempo Real). Esse método permite aos cientistas medir com precisão o nível de atividade de genes, ajudando a entender como os organismos reagem a diferentes condições.

Facilidade e precisão na pesquisa genética
O RGeasy® é a primeira plataforma on-line com um banco de dados baseado em valores de Cq (ciclos de quantificação), que indicam o momento em que o gene começa a ser detectado em uma amostra. Quanto mais cedo isso acontece, mais abundante esse gene está na amostra. Com essa ferramenta, pesquisadores podem identificar rapidamente os genes de referência mais adequados para diferentes condições experimentais. Antes da ferramenta, era necessário realizar estudos específicos para validar esses genes, um processo que demandava tempo e recursos. Agora, com poucos cliques, os usuários têm acesso a um ranking dos genes mais estáveis, além de conjuntos de primers (pequenos fragmentos de DNA utilizados para amplificar sequências genéticas).
Inicialmente desenvolvido com dados das espécies de café Coffea arabica e Coffea canephora, o RGeasy® é uma plataforma versátil, podendo ser aplicada a diversas espécies, incluindo plantas, animais e microrganismos.
Uma colaboração de longa data
O projeto nasceu a partir da pesquisa de Micaele Rodrigues de Souza, egressa do mestrado em Agroenergia Digital da UFT, e contou com a colaboração do curso de Ciências da Computação da mesma instituição e do Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas (LFMP) da UFLA.
A pesquisa foi conduzida por uma equipe multidisciplinar e fortalece uma parceria de mais de 15 anos entre o LFMP/UFLA, coordenado pelo professor Antonio Chalfun Junior, e o Laboratório de Análises Moleculares (LAM/UFT), onde atua o professor Horllys Gomes Barreto.
Segundo o professor Chalfun, essa ferramenta é o resultado da continuidade das ações do egresso, hoje professor Horllys, iniciadas em seu tempo de mestrado e doutorado no grupo de pesquisa do professor Chalfun. “Fico feliz em ver que a relação estabelecida na formação de recursos humanos não se encerrou com a titulação. Os laços permaneceram ao longo do tempo e conseguimos produzir mais que uma tese: também artigos e um produto muito útil a todos que utilizam da técnica”. Ou seja, estamos fazendo inovação na pesquisa e precisamos de mais produtos assim.
Para o professor Horllys, a ferramenta representa um grande avanço para a área: “A escolha dos genes de referência é uma etapa essencial para garantir a precisão dos experimentos de expressão gênica. O RGeasy® automatiza esse processo de forma eficiente, reduzindo o tempo de análise e aumentando a confiabilidade dos resultados. Seu potencial é amplo e, na agronomia, já pode ser aplicado em diversas espécies de plantas, como o cafeeiro, incluindo estudos sobre processos biológicos como o florescimento e a embriogênese somática. Na área da saúde, poderá contribuir para pesquisas sobre doenças genéticas, oncogenes e genes supressores tumorais, doenças autoimunes e medicina de precisão, ampliando as possibilidades de análises em diferentes contextos científicos “
Reconhecimento e disponibilidade
O RGeasy® já recebeu reconhecimento nacional e internacional:
- Foi publicado na revista BMC Genomics;
- Está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI);
- Recebeu prêmio no Seminário de Iniciação Científica da UFT;
- Foi apresentado no Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas.
A plataforma está disponível online, em português e inglês, facilitando o acesso para pesquisadores de todo o mundo. De forma intuitiva, permite que os valores de Cq de experimentos sobre genes de referência já realizados sejam facilmente depositados em sua base de dados. Além disso, o RGeasy® conta com um manual de instruções detalhado para auxiliar os pesquisadores em todas as etapas do processo. De forma resumida, os pesquisadores depositam os dados de estudos publicados, e a equipe do Laboratório de Análises Moleculares (UFT) valida e disponibiliza as informações.
Dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas para o e-mail lamsh@uft.edu.br
Pesquisadores envolvidos
Além dos professores Antonio Chalfun Junior (UFLA) e Horllys Gomes Barreto (UFT), a pesquisa contou com a participação de Micaele Rodrigues de Souza (UFT), Ivo Pontes Araújo (UFT), Wosley da Costa Arruda (UFT), Solange Aparecida Ságio (UFT), Rafael Silva Tavares (UFT) e André Almeida Lima (UFLA).
Essa colaboração entre a UFLA e a UFT demonstra como parcerias institucionais podem gerar inovações científicas significativas, contribuindo para avanços em áreas como saúde, agropecuária e biotecnologia.
Escrito por Ivan José Ferreira (UFLA)