Programa da Secretaria-Geral foi debatido em evento do Colégio de Pró-reitores de Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior


Promovido pelo Colégio de Pró-reitoras e Pró-reitores de Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior (COEX/Andifes), o seminário “A Extensão em Participação Social”, realizado nesta quarta-feira (14), em Brasília, debateu propostas para o fortalecimento da extensão nas instituições federais a partir do diálogo e da troca de experiências. Os participantes debateram financiamento, inserção da extensão na pós-graduação, formação de professores, participação cidadã e articulação com outras instituições.
Na sua apresentação, o secretário nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Renato Simões, falou sobre a política de participação social do governo federal. Segundo ele, a extensão universitária é mais um instrumento que consolida o processo liderado pela Secretaria Nacional de Participação Social.
O secretário explicou os avanços para a democracia participativa no contexto da retomada da participação social, com a reconstrução e o fortalecimento dos conselhos e das conferências nacionais, dos demais processos participativos do governo federal, além da criação de assessorias de participação social e diversidade nos ministérios, da implantação da plataforma digital Brasil Participativo e a instituição dos 27 fóruns de participação social nos estados e no Distrito Federal.
“Nós estamos consolidando inovações na participação social. Colocando força principalmente nos processos de participação digital e na estratégia de promover a participação social nos territórios, com a criação dos fóruns de participação social, na articulação dos núcleos estaduais de participação social”, afirmou.
O secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Participação Social, Valmor Schiochet, detalhou o Documento de Referência da Extensão Universitária em Participação Social, assinado pelos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e da Educação, Camilo Santana, previsto na portaria interministerial SGPR/MEC nº 192, apresentando as estratégias para a implementação.
Schiochet considera que a extensão em participação social está sendo bem recebida pelos pró-reitores e reitoras no seminário, destacando a importância da iniciativa da Secretaria-Geral para fortalecer as ações do próprio MEC sobre a participação social.
A professora Maria da Conceição Reis, coordenadora do Colégio de Extensão da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) disse que o diálogo sobre o Documento de Referência da Extensão Universitária em Participação Social, da Secretaria-Geral e do MEC, contribuiu significativamente para a compreensão do papel estratégico da extensão universitária. Segundo ela, a exposição forneceu subsídios concretos para o aprimoramento de propostas institucionais de participação social.
“A capacidade de integrar teoria, prática e ação política, reafirmou a extensão como dimensão essencial e estratégica da universidade pública brasileira. Foi muito importante para nós, pró-reitores de extensão. A participação dos representantes do Governo Federal qualificou o debate e fortaleceu a articulação entre as Instituições Federais de Ensino Superior e as políticas públicas voltadas à promoção da democracia participativa”, afirmou.
Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República