
O pró-reitor de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Clébio Pereira Ferreira, representou a Instituição no XXIII Encontro Norte – Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento foi realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, de 7 a 9 de maio.
O professor Clébio Ferreira participou da mesa “Matriz orçamentária PNAES e as assimetrias regionais”, que também teve a participação da reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marília Contiguiba, e do pró-reitor de Planejamento e desenvolvimento institucional da Ufopa, Cauan Araújo. De acordo com o pró-reitor, para os membros da mesa, a forma de distribuição dos recursos para assistência estudantil nas Universidades Federais em vigor atualmente acentua as desigualdades regionais e sociais e não atende aos objetivos do Decreto n⁰ 7234 e da Lei PNAES, n⁰ 14.914.
Atual coordenador da Regional Nordeste do Fonaprace, Ferreira representa essa regional no grupo de trabalho instituído pelo Fonaprace para discutir e elaborar uma nova matriz para distribuição dos recursos da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). “Espera-se que um nova matriz corrija as assimetrias regionais e sociais, contribuindo para o efetivo cumprimento dos objetivos da PNAEs”, afirma o pró-reitor.
Fonte: Univasf