UFCAT e parceiros avançam na criação de polos para a oferta de curso de aperfeiçoamento em Educação do Campo

Na última segunda-feira, 19, a professora Maria Zenaide Alves e o professor Bruno Gonçalves Borges, da Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), visitaram as escolas do distrito de Santo Antônio do Rio Verde e da Comunidade Cruzeiro dos Martírios, no município de Catalão. O objetivo foi apresentar ao corpo docente a proposta de oferta do curso do Programa Escola da Terra no local em que moram e trabalham.

A proposta foi bem recebida por docentes e gestores das duas escolas municipais e uma estadual, sendo destacado o fato de a UFCAT reconhecer a importância da realidade local ao levar o curso para o distrito, favorecendo a formação continuada e evitando o deslocamento até a sede do município que fica a 74 quilômetros.

Antes disso, os docentes da Universidade foram recebidos no dia 20 de março na Prefeitura Municipal de Catalão para reafirmar a parceria no projeto. O secretário municipal de educação, Adilson Pinto Ciríaco manifestou seu apoio e entusiasmo com o projeto, disponibilizando o espaço para a realização do curso em Santo Antônio e o incentivo aos docentes para participarem. Na ocasião, a Diretora Pedagógica da secretaria, professora Eliana Canedo, destacou a parceria em outra edição do curso e a importância da formação em serviço e como ela é uma das preocupações centrais da secretaria.

Buriti Alegre também terá polo do Programa Escola da Terra

Em abril, foi firmada parceria com a Prefeitura Municipal de Buriti Alegre, a 166 km de Catalão, para a constituição de um polo na cidade. Na ocasião a UFCAT foi representada pela professora Juliana Pereira de Araujo e o professor Bruno Gonçalves Borges. A Prefeitura esteve representada pela Secretária de Educação, professora Cristiane Aparecida Ferreira e pela Coordenadora de Cultura, professora Joana Darc Ferreira dos Santos.

Sobre o Programa

O Programa Escola da Terra é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa a formação continuada de professores que atuam em escolas do campo e comunidades quilombolas. A UFCAT é realizadora do projeto por meio do curso de Educação do Campo da Faculdade de Educação. O programa oferece cursos de aperfeiçoamento e especialização em cidades do interior de Goiás em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e prefeituras locais.

Fonte: UFCAT