
A professora Ana Beatriz de Oliveira foi oficialmente empossada como reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nesta terça-feira, 9 de julho, em cerimônia realizada no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A solenidade foi conduzida pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Estiveram presentes a reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves, e o reitor do Cefet-RJ, Maurício Saldanha.
Durante a cerimônia, o ministro Camilo Santana destacou o compromisso do governo federal com a educação superior pública:“O presidente Lula tem um carinho especial pelas instituições federais. Estamos trabalhando firmemente para a recomposição do orçamento, a criação de novas unidades, o investimento de recursos do PAC e a diminuição das desigualdades educacionais”, afirmou.


Camilo também defendeu a necessidade de garantir estabilidade orçamentária para as universidades: “Tenho conversado com a Andifes sobre um projeto de lei que assegure previsibilidade, sustentabilidade, planejamento e segurança para o orçamento das universidades federais. Podem estar certos de que vou lutar muito para sua aprovação no Congresso Nacional.”
Em sua fala, Ana Beatriz ressaltou o novo momento vivido pelas universidadesfederais: “Tem sido uma alegria profunda poder ressignificar a experiência de gestão. As universidades voltaram a ter voz no Executivo, voltamos a encontrar apoio no MEC.”
A reitora também ressaltou conquistas recentes, como a entrega da primeira obra do novo PAC e a reforma de bloco da moradia estudantil no campus São Carlos.
Ela defendeu o fortalecimento do orçamento das universidades e a valorização da diversidade:“Ainda precisamos avançar nas políticas de diversidade e permanência, ampliar a presença de mulheres, de pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+ nos espaços onde ainda são sub-representados”, afirmou.
Na mesma cerimônia, Silmário Batista também foi empossado como reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).