Ufopa realiza evento Pré-COP 30 em agosto

Evento será aberto à sociedade em geral

Nos dias 28 e 29 de agosto, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizará o evento Pré-COP 30, com o objetivo de garantir que os atores locais tenham participação ativa nas discussões sobre as questões climáticas que estarão em pauta na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que ocorrerá no mês de novembro na cidade de Belém (PA).

O evento organizado pela Ufopa ocorrerá em Santarém, no Auditório Tapajós, e destacará o tema Universidades pela Sociobiodiversidade: Movimentos da Amazônia para o Mundo, motivando a participação da comunidade acadêmica e da comunidade em geral. Também contará com a participação de instituições de ensino e pesquisa da região e com o apoio de organizações da sociedade civil.

Na programação haverá palestras técnicas, plenárias, audiências públicas e apresentações culturais, com a participação de pesquisadores, políticos e artistas da Amazônia. O evento visa a promover o intercâmbio científico e cultural, além de fortalecer a relação entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil.

A coordenação da Pré-COP 30 também pretende estimular o interesse dos alunos pela pesquisa científica e pelo conhecimento voltado às questões climáticas, além de promover debates e reflexões sobre a importância da Amazônia para a sociedade. Algumas das atividades serão transmitidas de forma simultânea pela Internet.

Inscrições

As inscrições estão abertas a partir de hoje, 1º de julho, até 25 de agosto, exclusivamente, no SIGEventos da Ufopa. 

Tutorial para as inscrição ao evento (AQUI)

Para mais informações sobre a Pré-COP 30 da Universidade, acesse: https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/ufopaprecop30/principal/view.

Movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP-30”

O Pré-COP 30 da Ufopa está inserido na programação do movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP-30”, lançado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). A informação foi passada pela professora Ana Carla Gomes que preside o Grupo de Trabalho da Ufopa para as ações relacionadas à COP-30 e que, nos dias 2 e 3 de julho, esteve em Belém participando do evento “As Contribuições da Amazônia para a COP-30”, representando a Universidade Federal do Oeste do Pará.

Esse movimento reúne diversas instituições de ensino e pesquisa da Amazônia, além de organizações da sociedade civil, com o objetivo de garantir a participação dos atores locais nas discussões sobre as questões climáticas que ocorrerão durante a COP 30, em Belém.

Sobre a COP 30

Em novembro de 2025, Belém sediará a COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (Conferência das Partes). Este evento, considerado histórico para a Amazônia, reunirá líderes globais, pesquisadores, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir soluções para a crise climática. A COP 30 representa uma oportunidade única para colocar as populações amazônicas no centro das discussões, já que elas são as principais responsáveis pela proteção das florestas e das águas, essenciais para a manutenção dos ecossistemas que sustentam a vida no planeta.

Ascom/Ufopa