UFRR: Projeto de extensão oferece curso gratuito de redação para estudantes da rede pública

Estudantes da 3ª série do ensino médio, que estão se preparando para o vestibular, podem se inscrever até o dia 11 de agosto no curso gratuito Ponto a Ponto, promovido por um projeto de extensão da Universidade Federal de Roraima (UFRR). As aulas ocorrerão às quintas-feiras, das 14h30 às 17h30, no Colégio de Aplicação (CAp/UFRR), com início previsto para 14 de agosto.

Com carga horária de 60 horas e certificação ao final, o curso é voltado a estudantes da rede pública e tem como objetivo oferecer uma formação qualificada em produção de textos dissertativo-argumentativos. Interessados podem se inscrever no projeto por meio do formulário eletrônico.

“A principal motivação para a criação do curso foi a percepção das desigualdades de acesso à formação em produção textual, especialmente no que diz respeito à redação do ENEM e de vestibulares”, explica a coordenadora do projeto, professora Natália Barroncas da Fonseca.

Segundo ela, o Ponto a Ponto é uma ação afirmativa gratuita, com acompanhamento qualificado, construída por professores e estudantes da UFRR. “Temos como base metodologias ativas, acompanhamento contínuo e foco na formação crítica do aluno, e não apenas em ‘dicas’ de redação”, afirma.

O curso trabalha a escrita como processo, incentivando o desenvolvimento da autoria e da argumentação. A programação inclui oficinas temáticas, rodas de conversa sobre questões contemporâneas, leitura e análise textual, produção em etapas e reescrita orientada com devolutivas individuais. “Tudo isso voltado ao gênero dissertativo-argumentativo, com ênfase na construção de repertório sociocultural e no domínio da argumentação”, explica Natália.

Além de preparar os estudantes para os desafios da redação, o projeto busca ampliar sua contribuição social. “O ‘Ponto a Ponto’ está diretamente alinhado à missão da UFRR ao promover o diálogo entre universidade e sociedade. Como ação de extensão, o projeto busca democratizar o acesso à educação e contribuir para a formação cidadã de jovens da rede pública”, destaca a coordenadora.

Ela também ressalta que o curso é um espaço de aprendizado para os próprios universitários, que atuam como bolsistas e colaboradores. “Esperamos contribuir diretamente para o aprimoramento da escrita dos participantes e para o fortalecimento de sua confiança em processos seletivos como o ENEM e vestibulares”, afirma Natália. “A longo prazo, almejamos que o projeto fortaleça o vínculo entre a UFRR e a comunidade escolar, promova a entrada de mais estudantes da rede pública na universidade e se consolide como uma política permanente de formação crítica e cidadã por meio da escrita.”

Embora tenha foco na preparação para vestibulares, o projeto propõe uma abordagem que vai além da lógica de desempenho. “Ao tratar a escrita como prática social, o projeto busca também desenvolver a capacidade argumentativa dos participantes, o pensamento crítico e o engajamento com questões relevantes da atualidade”, explica Natália.

A iniciativa se estrutura em três eixos principais: o curso presencial de produção textual; a formação de bolsistas e voluntários da UFRR; e a produção e socialização de materiais didáticos. Também estão previstas atividades complementares, como oficinas abertas, rodas de leitura e momentos de escuta com os participantes. “Essas ações buscam ampliar a formação para além da redação escolar, promovendo o engajamento crítico com a linguagem e com temas de relevância social”, conclui a coordenadora.

Fonte: UFRR