O investimento é de aproximadamente R$ 14 milhões. O local deve integrar a estrutura do Parque Tecnológico Binacional de Sant’Ana do Livramento (Pates)
Na manhã desta terça-feira, 5, representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participaram de uma reunião na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. O encontro teve como pauta central a apresentação do projeto de criação do Centro de Inteligência e Monitoramento Climático, que deve funcionar no Parque Tecnológico Binacional de Sant’Ana do Livramento (Pates).
Estiveram presentes o reitor da Unipampa, Edward Pessano, o diretor do Campus Santana do Livramento, Alexandre Xavier, e o coordenador institucional do Pates, professor Rafael Schmidt. Os gestores foram recebidos pela secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp. Também participaram da reunião Bruno Mariotto Jubran e Andre Leguisamo, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul.
A criação do Centro de Inteligência e Monitoramento Climático, cujo investimento é de aproximadamente R$ 14 milhões, deve contribuir para a segurança populacional e, também, para a economia do Estado, devido à grande precisão das informações sobre as condições climáticas. Dessa forma, com os dados fornecidos pelo local, áreas como a agricultura, a pecuária e, até mesmo, a indústria devem ser beneficiadas.
A Unipampa busca a aprovação do projeto junto ao Governo do RS, por meio da articulação com o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), que visa, dentre outras ações, promover o “desenvolvimento econômico-sustentável do Estado, por meio de investimentos estratégicos capazes de criar infraestrutura econômica e estimular o desenvolvimento de um ambiente propício ao fortalecimento e à implementação de cadeias produtivas, de forma a incentivar o aumento da produtividade da economia estadual, o desenvolvimento regional, o incentivo à inovação e à sustentabilidade”.
O reitor da Unipampa, Edward Pessano, explica a importância da aprovação do Centro também para o projeto do Parque Tecnológico Binacional de Sant’Ana do Livramento (Pates): “O Focem [Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul] exige uma contrapartida, sendo assim, o Centro, atuando junto ao Parque, seria a contrapartida necessária”. Para o reitor, ambos os projetos “têm um enorme potencial estratégico para impulsionar cadeias produtivas locais, promover a cooperação internacional e fortalecer o ecossistema de inovação”.

Por Franceli Couto Jorge – Unipampa