Iniciativa reforça o papel da Universidade nas relações internacionais, com foco na parceria entre países do Brics

Uma cerimônia no Auditório Innopraktika, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na quarta-feira, 6/8, marcou a inauguração do Centro Brasil-Rússia. A iniciativa tem como objetivo realizar ações que busquem desenvolver o intercâmbio entre os países e ampliar as interações do ponto de vista científico, cultural e social.
Além do reitor da UFRJ, Roberto Medronho, participaram da cerimônia a vice-reitora, Cássia Turci; o decano do Centro de Tecnologia, Walter Issamu Suemitsu; a primeira diretora-geral adjunta da Innopraktika, Natalia Valerievna Popova; o cônsul da Rússia no Rio de Janeiro, Alexander Korolev; e o superintendente substituto de relações internacionais da UFRJ, Adolfo Tanzi. Na plateia, alunos, pesquisadores e pró-reitores acompanharam a inauguração.

“Precisamos ampliar as relações com o Brics. A UFRJ está empenhada, determinada a seguir a orientação do presidente Lula para que nós consigamos ter um mundo multilateral. As gerações com a Rússia são estratégicas. Eles têm universidades que praticam a ciência de ponta, e os nossos alunos e pesquisadores podem se beneficiar muito com esse intercâmbio”, disse Medronho.
Localizado no Centro de Tecnologia da UFRJ, o Centro Brasil-Rússia não se limitará a ações ligadas às áreas que têm estudos desenvolvidos no local e estará aberto também para a cultura, as artes e todas as áreas humanas. “Nós agora temos um pedacinho da Rússia dentro da UFRJ. Entendemos que será um espaço de trocas de cultura, língua, arte e experiências entre os dois países”, afirmou Adolfo Tanzi.
As atividades do Centro também visam fortalecer as parcerias e iniciativas desenvolvidas pelas universidades do Brics nos últimos anos. Em junho deste ano, a UFRJ sediou o Fórum de Reitores das Universidades do Brics+. “Nós estamos trabalhando para fortalecer as nossas relações internacionais, principalmente aqui com este centro, com a Rússia. Também realizamos parcerias com os diversos países do Brics. Esse projeto amplia o relacionamento da Universidade com o Brics, mas principalmente com a Rússia”, destacou Cássia Turci.

Para os russos, além da aproximação entre as universidades, a iniciativa possibilita um intercâmbio sociocultural entre os dois países, ampliando o que já é realizado por meio do Brics. “Os estudantes que têm interesse pela cultura e pela história da Rússia vão encontrar bastante coisa interessante aqui e serão assíduos frequentadores do local. Sinto que nossas culturas são próximas e será fácil compreendermos uns aos outros”, afirmou Natalia Valerievna Popova.
O Centro Brasil-Rússia está localizado no Auditório Innopraktika, no segundo andar do bloco B do CT da UFRJ. O acesso se dá pelo corredor entre os Blocos A e C.
Por Vitor Ramos (UFRJ).