UFRJ inaugura Centro Brasil-Rússia para fortalecer relações acadêmicas e culturais

Iniciativa reforça o papel da Universidade nas relações internacionais, com foco na parceria entre países do Brics

Painel localizado na entrada do Centro Brasil-Rússia, no CT da UFRJ | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Uma cerimônia no Auditório Innopraktika, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na quarta-feira, 6/8, marcou a inauguração do Centro Brasil-Rússia. A iniciativa tem como objetivo realizar ações que busquem desenvolver o intercâmbio entre os países e ampliar as interações do ponto de vista científico, cultural e social.

Além do reitor da UFRJ, Roberto Medronho, participaram da cerimônia a vice-reitora, Cássia Turci; o decano do Centro de Tecnologia, Walter Issamu Suemitsu; a primeira diretora-geral adjunta da Innopraktika, Natalia Valerievna Popova; o cônsul da Rússia no Rio de Janeiro, Alexander Korolev; e o superintendente substituto de relações internacionais da UFRJ, Adolfo Tanzi. Na plateia, alunos, pesquisadores e pró-reitores acompanharam a inauguração.

Centro vai desenvolver ações para ampliar o intercâmbio entre Brasil e Rússia | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

“Precisamos ampliar as relações com o Brics. A UFRJ está empenhada, determinada a seguir a orientação do presidente Lula para que nós consigamos ter um mundo multilateral. As gerações com a Rússia são estratégicas. Eles têm universidades que praticam a ciência de ponta, e os nossos alunos e pesquisadores podem se beneficiar muito com esse intercâmbio”, disse Medronho.

Localizado no Centro de Tecnologia da UFRJ, o Centro Brasil-Rússia não se limitará a ações ligadas às áreas que têm estudos desenvolvidos no local e estará aberto também para a cultura, as artes e todas as áreas humanas. “Nós agora temos um pedacinho da Rússia dentro da UFRJ. Entendemos que será um espaço de trocas de cultura, língua,  arte e experiências entre os dois países”, afirmou Adolfo Tanzi.

As atividades do Centro também visam fortalecer as parcerias e iniciativas desenvolvidas pelas universidades do Brics nos últimos anos. Em junho deste ano, a UFRJ sediou o Fórum de Reitores das Universidades do Brics+. “Nós estamos trabalhando para fortalecer as nossas relações internacionais, principalmente aqui com este centro, com a Rússia. Também realizamos parcerias com os diversos países do Brics. Esse projeto amplia o relacionamento da Universidade com o Brics, mas principalmente com a Rússia”, destacou Cássia Turci.

Inauguração do Centro Brasil-Rússia, no Auditório Innopraktika, no CT da UFRJ | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Para os russos, além da aproximação entre as universidades, a iniciativa possibilita um intercâmbio sociocultural entre os dois países, ampliando o que já é realizado por meio do Brics. “Os estudantes que têm interesse pela cultura e pela história da Rússia vão encontrar bastante coisa interessante aqui e serão assíduos frequentadores do local. Sinto que nossas culturas são próximas e será fácil compreendermos uns aos outros”, afirmou Natalia Valerievna Popova.

O Centro Brasil-Rússia está localizado no Auditório Innopraktika, no segundo andar do bloco B do CT da UFRJ. O acesso se dá pelo corredor entre os Blocos A e C.

Por Vitor Ramos (UFRJ).