Andifes participa do Fórum Interconselhos, que debate estratégia nacional de participação social

A Andifes participou, nesta quarta-feira, do Fórum Interconselhos, em Brasília, representada por sua integrante no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida. Com o tema “Da Reconstrução à Nova Estratégia Nacional de Participação Social: Territórios e Plataforma Digital Brasil Participativo”, o evento reuniu governo federal, conselhos nacionais e sociedade civil para debater o fortalecimento da democracia participativa.

Nesse cenário, a Política de Extensão em Participação Social ganha destaque como um dos principais instrumentos para ampliar a atuação da sociedade. Instituída em março deste ano pela Portaria Interministerial nº 192/2025, a política aprovou o documento de referência “Extensão em Participação Social”, que estabelece diretrizes para que as práticas de extensão universitária sirvam como ponte para a participação democrática da população.

Pela sua capilaridade e presença em todas as regiões do país, as universidades federais têm papel estratégico nesse processo, levando ações de extensão aos territórios, estimulando a organização comunitária e criando oportunidades para que mais pessoas contribuam na formulação, implementação e controle social das políticas públicas.

O Fórum também incluiu debates sobre a participação popular na COP 30, coincidindo com o momento em que as universidades federais, articuladas pela Andifes, se mobilizam para assegurar que a voz da ciência e da academia esteja presente nas decisões. Como parte dessa mobilização, a Andifes realizará, em setembro, no Pará, um evento preparatório voltado à contribuição das universidades para a conferência.