Nesta sexta-feira, 15, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com o objetivo de ofertar dois cursos de especialização na área de segurança pública.
Os cursos “Direitos Humanos e Gestão Penitenciária” e “Gestão em Segurança Pública e Política Penitenciária” serão oferecidos na modalidade semipresencial, com formação de três turmas com 70 vagas cada uma. A iniciativa, que visa aprimorar a formação de servidores, é mais um passo da Universidade para o fortalecimento da educação continuada e das instituições do estado.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, celebrou a formalização do convênio e destacou a importância das parcerias para o avanço da Universidade e do estado. “A nossa gestão é formada por parcerias. A universidade tem disponibilizado cursos de especialização, mestrado e doutorado, e já estamos conversando para, futuramente, disponibilizar um mestrado para os profissionais da Seap. Isso mostra a importância da Universidade para o fortalecimento das políticas públicas no estado”, afirmou o reitor.
Para o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Oliveira, a colaboração com a UFMA é uma oportunidade de inovar e aprimorar o trabalho já realizado. “São dois novos cursos de pós-graduação e uma parceria que vai conseguir agregar muito ao nosso trabalho. Essa proximidade com a Universidade Federal do Maranhão nos traz dias melhores, é uma troca de experiências, em que todos se ajudam para inovar e trazer políticas que ajudarão a população maranhense”, disse o secretário.
Na ocasião, o reitor também sinalizou a possibilidade de firmar novos projetos em conjunto com a secretaria, como o uso do Mara, primeira IA generativa de instituições de ensino públicas, lançada pela UFMA. “Já me prontifiquei a ajudar a secretaria nessa área de inteligência artificial para dar mais celeridade aos processos internos do órgão, e isso nos dá muita alegria e satisfação”, finalizou o reitor.
Além de reforçar o compromisso da Universidade em ampliar a oferta de cursos de qualificação, o acordo de cooperação técnica reafirma o papel da UFMA como parceira estratégica para o desenvolvimento social e profissional do Maranhão, contribuindo com a melhoria da segurança pública no estado por meio da capacitação dos servidores para levar ao público um serviço mais eficiente e humanizado.
Por: Agaminon Sales. Foto: Agaminon Sales/ Revisão: Jáder Cavalcante