Reitoras gaúchas tomam posse no Ministério da Educação

Nesta terça-feira, dia 19, foram empossadas no Ministério da Educação as reitoras das universidades federais do Rio Grande do Sul: Jenifer Saffi, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Suzane Gonçalves, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); e Ursula Rosa da Silva, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Durante a cerimônia,  o ministro da Educação,  Camilo Santana, reforçou que está sendo constituído um grupo de trabalho juntamente com a Andifes e um comitê interno do MEC para construir uma proposta de lei que garanta a sustentabilidade do financiamento das universidades federais: “Vou lutar muito por isso, é um legado que devemos deixar para as nossas universidades federais”, afirmou.

Reitora Ana Beatriz de Oliveira (vice-presidente da Andifes). Foto: Andifes

Representando a Diretoria Executiva da Andifes, a reitora Ana Beatriz de Oliveira (UFSCar) falou da alegria e do quão simbólico foi o momento para o Ensino Superior brasileiro. “Estar como reitora mulher reforça ainda mais o significado desta posse, que representa não apenas a força da presença feminina nas universidades, mas também um compromisso coletivo com a equidade de gênero — pauta central da Andifes, expressa em iniciativas como o Seminário de Reitoras e a Carta de Ouro Preto. Esse é um passo importante para consolidarmos uma universidade cada vez mais diversa, inclusiva e representativa.”

Reitora Úrsula Rosa da Silva (UFPel). Foto: Bruna Araújo/MEC.

Reitora Úrsula Rosa da Silva (UFPel): “Este é um momento histórico para o Rio Grande do Sul, onde as mulheres têm alcançado um protagonismo inédito na liderança das universidades federais”. Ela também falou das políticas afirmativas que vêm sendo implementadas pelas universidades federais, com o objetivo de ampliar e garantir a permanência de mulheres mães nas comunidades acadêmicas. 

Reitora Suzanne da Rocha Vieira Gonçalves (FURG). Foto: Bruna Araújo/MEC.

Reitora Suzanne da Rocha Vieira Gonçalves (FURG): “Quando as mulheres assumem espaços de liderança, as decisões se tornam mais justas e igualitárias. Esse é um passo importante para transformar as universidades em ambientes cada vez mais democráticos e representativos”.

Reitora Jenifer Saffi (UFCSPA). Foto: Bruna Araújo/MEC.

Reitora Jenifer Saffi (UFCSPA): “É uma honra ser a primeira farmacêutica a assumir a reitoria de uma universidade da área da saúde. Na UFCSPA temos um histórico diferente: desde a sua criação, todas as gestões foram lideradas por mulheres, o que reforça a força feminina em nossa instituição”.

A posse das reitoras gaúchas representa um momento simbólico de avanço para a presença feminina em cargos de comando no Ensino Superior. Com a eleição de mulheres à frente de seis das nove universidades federais do Rio Grande do Sul, o Estado alcança um feito inédito, consolidando a liderança feminina e abrindo caminhos para futuras gerações de gestoras acadêmicas.