CAPES e UFRN abrem curso de Inteligência Artificial para educadores

Por meio da UAB, serão ofertadas 40 mil vagas gratuitas e on-line. Inscrições vão até 10 de outubroCompartilhe:

Apartir desta terça-feira, 9 de setembro, professores e estudantes de licenciatura de todo o país já podem se inscrever para o curso gratuito Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: competências digitais e inovação pedagógica. Com a oferta inicial de 40 mil vagas, a iniciativa é uma parceria da CAPES/MEC com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O curso, gratuito e on-line, será o primeiro sobre Inteligência Artificial oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), da CAPES, e foi idealizado pelo Instituto Metrópole Digital da UFRN. O objetivo é formar professores, estudantes e profissionais de educação para o uso responsável, ético e criativo da Inteligência Artificial em sala de aula.

Com carga horária de 30 horas, divididas em quatro unidades, o curso abordará cinco tópicos: introdução a inteligência artificial, identificação e reconhecimento de problemas educacionais, fluência de dados educacionais, resolução de problemas educacionais e ferramentas de IA na educação. A duração total é de dez semanas.

Os educadores ainda terão a oportunidade de aprender engenharia de prompts, conhecer ferramentas gratuitas de IA, refletir sobre riscos e oportunidades da tecnologia e aplicar os conhecimentos em um projeto final prático, criando planos de aula, questionários e vídeos. O objetivo é incentivar a produção de recursos pedagógicos inovadores.

Após a primeira etapa, os alunos terão a opção de continuar a formação com mais 30 horas com medição de tutores (formação síncrona). Para a segunda fase, estão previstas 20 mil vagas.

Ao participar do lançamento do curso, em Natal, na segunda-feira, 8 de setembro, o diretor de Educação a Distância da CAPES, Antonio Amorim, destacou a relevância social da UAB por atender estudantes com dificuldade de acesso ao ensino superior público presencial.  “Esse curso que estamos lançando é realizado em uma estrutura que tem o objetivo de interiorizar e democratizar a formação”, reforçou. Para ele, a iniciativa traz um ganho para a UAB, que é o de ampliar o diálogo com diferentes ciências e levar experiências exitosas aos estudantes do todo o País.

Também estiveram presentes no evento, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo; o diretor-geral do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo; a secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo; e o coordenador de Inovação em Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, Zabdiel Lima de Medeiros. O curso foi apresentado pela professora da UFRN, Apuena Vieira Gomes.

Inscrições
As inscrições serão abertas a partir do dia 9 de setembro – data em que será lançado o edital de seleção – e poderão ser realizadas até 10 de outubro. Para participar do processo seletivo, os interessados precisam ser professores da educação básica Básico da rede pública ou da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), ou estudantes das licenciaturas da UAB. Além disso, caso haja vagas remanescentes, poderão ser atendidos técnicos das secretarias de educação estadual ou municipal e da CAPES.

Para se inscrever, os profissionais poderão acessar o sistema Sigaa da UFRN ou o Gov.br. No primeiro caso, deve-se clicar no menu extensão e, em seguida, visualizar cursos ou eventos. No segundo caso, depois de acessar o Gov.br, deve-se pesquisar pelo serviço Matricular-se em ações de extensão – UFRN e, após localizar o serviço, clicar em iniciar.

No edital, o passo a passo para realizar a inscrição: EDITAL-01_2025-SEDIS_IMD_UFRN-Curso-de-Extensao-IA-para-Educadores.pdf

Assista ao vídeo sobre o curso.

Sobre a UAB
Universidade Aberta do Brasil (UAB) completou 19 anos em junho. Uma das maiores ferramentas de democratização do ensino superior no país, a UAB se aproxima de duas décadas de existência presente em todo o território nacional, em 1.050 polos e cursos ofertados por 151 instituições de ensino superior, totalizando mais de 170 mil matriculados.

Pela UAB, instituições públicas de ensino superior levam cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância e semipresencial, a locais distantes e isolados do país. Com essa iniciativa, a CAPES busca melhorar a qualidade da educação básica em todo o Brasil, considerando que as aulas presenciais nas universidades estão concentradas nas capitais e em grandes e médios municípios.

CAPES, com informações da Comunicação da UFRN.