Andifes participa de Reunião Ministerial da CELAC em Educação Superior na Colômbia

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve representada na Reunião Ministerial e de Altas Autoridades da CELAC em Educação Superior, realizada em Cartagena de Índias, Colômbia, nos dias 16 e 17 de outubro. O evento reuniu delegações de 16 países da América Latina e do Caribe, além de observadores de outras seis nações e organismos internacionais, com o objetivo de definir uma agenda comum para a integração da educação superior e seu fortalecimento como direito fundamental na região.

A Andifes participou do encontro como presidente do Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces) – observador e garantidor do encontro – representada pela reitora Sandra Goulart Almeida (UFMG). Ela apresentou a trajetória do Enlaces desde sua criação e também a proposta de criação da Agência Regional do Conhecimento (ARCO), ambas iniciativas resultantes de conferências regionais de educação superior. A reitora Diana Araújo (UNILA), presidente da Comissão de Relações Internacionais da Andifes, também participou do encontro, acompanhando as discussões e apoiando a atuação da associação.

O evento, organizado pelo Ministério da Educação da Colômbia, contou com a participação de ministros, vice-ministros e autoridades de educação da América Latina, além de representantes de associações membros do Enlaces, como ASCUN (Colômbia), CIN (Argentina), ANUIES (México), AUGM, Fesiduas e Contua (Argentina), entre outros. Entre os representantes brasileiros tabém esteve presente Lúcia Pellanda, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. 

A reunião reforçou o papel das universidades latino-americanas na construção de um espaço comum de educação superior, fortalecendo a integração regional, a cooperação acadêmica e o desenvolvimento sustentável. As conclusões do encontro serão incorporadas à próxima Cúpula CELAC-UE, em novembro de 2025, em Santa Marta, ampliando a atuação estratégica da presidência pro tempore da Colômbia na área de educação superior.

Foto: Mayra Sotelo (Clacs.org)