UTFPR e Universidad Mayor de San Simón firmam acordo de cooperação

Reitores Everton Lozano e Boris Calancha Navia assinaram documento que estabelece a parceria

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidad Mayor de San Simón (UMSS), da Bolívia, firmaram acordo de cooperação, com o intuito de promover a internacionalização entre os estudantes dos países. Nesta quarta-feira (22), foi feita a assinatura do documento em um encontro híbrido entre os reitores Everton Lozano, da UTFPR, e Boris Calancha Navia, da UMSS.

A parceria já havia sido discutida anteriormente em Cochabamba, na Bolívia. A articulação para a tratativa foi feita pelo professor do Campus Pato Branco Idemir Citadin e foi executada pela Diretoria de Relações Interinstitucionais (Dirinter) da UTFPR, em conjunto com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG).

O protocolo será válido por cinco anos. Neste período, as universidades deverão definir as atividades que serão desenvolvidas em conjunto, por meio de cooperação técnica, além de viabilizar a internacionalização e o intercâmbio de alunos. A previsão é para acordos de cooperação individuais, acompanhados de planos de trabalho.  

“Essa integração com a América Latina é uma das ações mais importantes que fazemos na UTFPR. O envolvimento das direções-gerais dos campi e dos professores na internacionalização, de modo que haja ganhos de mão dupla, permite que tenhamos uma experiência melhor em mobilidade estudantil tanto para enviar quanto para receber alunos”, destacou Lozano.

Atualmente, a UTFPR tem mais de 107 acordos e protocolos de intenção vigentes com universidades e instituições de ensino e pesquisa em vários países do mundo e que preveem intercâmbios, parcerias em pesquisa e projetos, além de cursos de dupla diplomação.

Fonte: UTFPR