A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) sediará, no dia 6 de novembro de 2025 (quinta-feira), o evento “Mestres dos Saberes: Vozes e Tradições de Marabá”, a partir das 17h, no auditório do Campus I. A programação é aberta ao público e também contará com transmissão ao vivo pelo canal do Pontão Matrizes Amazônicas no YouTube.

As pessoas interessadas em receber certificação de participação podem se inscrever por meio do formulário online disponível no link disponível aqui.
O evento é uma parceria entre o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) e a Faculdade de Artes Visuais da Unifesspa, com produção cultural de Amanda Gondim, em colaboração com o Pontão Matrizes Amazônicas e o Coletivo Memória Viva. A iniciativa é resultado da aprovação no Edital de Chamamento Público nº 002/2025 da PNAB de Marabá, na categoria Patrimônio Cultural Imaterial, tendo como proponente Amanda Gondim, integrante do Coletivo Memória Viva, do Pontão Matrizes Amazônicas e do Pontal Instituto Cultural.
Com o propósito de valorizar e preservar o patrimônio imaterial da cultura popular marabaense, o evento reunirá mestres e mestras de diferentes áreas em um espaço de troca de saberes, experiências e vivências. A proposta busca reconhecer e celebrar aqueles que mantêm vivo o legado das culturas e tradições da região amazônica.
Participam do encontro os mestres e mestras Antônio Botelho, Ana Luiza, Mãe Dedé de Ogum, Félix Urano, Lúcia Gomes, além de uma homenagem póstuma à Mestra Zefinha, importante referência dos saberes tradicionais de Marabá.
A programação inclui ainda a participação dos convidados Deíze Botelho, Lara Borges, Zhumar de Nazaré, Cláudia Chini e Armando Queiroz, que trarão reflexões sobre memória, arte, cultura popular e preservação de saberes tradicionais.
Durante o evento, será exibido o documentário “Mãos que Curam, com Zefinha”, uma realização da Tukan Produções, seguido por uma Roda de Saberes com o Mestre Ademar da Santa Rosa. O encerramento contará com a apresentação da Quadrilha Fogo no Rabo, também contemplada pela PNAB Marabá, na categoria Culturas Populares.
Com entrada gratuita, o evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, convidando todas e todos a participarem dessa celebração dos saberes e tradições que compõem a rica diversidade cultural de Marabá.
Fonte: UNIFESSPA