O Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais da Andifes (Cogecom) realiza, nos próximos dias 24 e 25 de novembro, seu 10º Encontro Nacional, com o tema “Comunicação e Universidades”. O evento acontecerá na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus da Pampulha.

O Encontro começa no dia 24, pela manhã, com uma mostra de boas práticas dos setores de comunicação das universidades federais de todo o país. A partir das 14h do mesmo dia, haverá a mesa de abertura, seguida da conferência “Gestão, ciência e comunicação”, a ser ministrada pela professora Lucia Pellanda, coordenadora-geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC).
A programação segue no dia 25 com a assembleia geral do Colégio, que definirá a nova coordenação e as pautas prioritárias do grupo para 2026, além de outros painéis temáticos e conferências. O cronograma das atividades e outras informações sobre o evento podem ser vistos no site https://www.ufmg.br/cogecom2025/.
Mostra de Design e Audiovisual das Federais
Ao longo do evento, haverá a exposição de trabalhos inscritos para participar da 1ª Mostra de Design e Audiovisual das Universidades Federais.
As produções, em design gráfico, vídeo e fotografia, já podem ser conferidas de maneira virtual no Museu Digital da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e, na UFMG, poderão ser conferidas de maneira presencial, em expositores dispostos próximos ao evento.
Além da exposição, a Mostra resultará em uma premiação, a ser divulgada na noite do dia 24/11. Serão premiados pela Andifes o primeiro e o segundo lugar das categorias design gráfico, fotografia e vídeo. Todos os trabalhos inscritos foram realizados pelas equipes de comunicação das universidades federais e a escolha dos vencedores será feita pelo voto dos gestores de comunicação, através de um formulário online.
Um dos idealizadores da Mostra, o gestor de comunicação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Fabrício Leonardi, considera que a exposição é uma boa oportunidade tanto para partilhar as produções comunicacionais que têm sido produzidas pelas universidades federais como para valorizar as equipes.
“A primeira edição da Mostra, que esperamos ser a primeira de muitas, convida-nos a refletir sobre o que já produzimos e sobre o que ainda podemos construir coletivamente. Ao reunir trabalhos de todas as regiões do país, ela evidencia a pluralidade estética e cultural que atravessa as universidades federais e reafirma a missão da comunicação pública: fortalecer a circulação responsável de informações, valorizar o conhecimento produzido nas instituições e contribuir para um ambiente democrático, crítico e resistente à desinformação”, disse Fabrício.
Os trabalhos que compõem a Mostra (36 fotografias, 53 peças gráficas e 54 vídeos) podem ser vistos no link https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/?perpage=12&view_mode=table&order=ASC&orderby=date&fetch_only_meta=137983%2C13275%2C12589%2C12583%2C12568&paged=1&fetch_only=thumbnail.
Outros eventos de comunicação
Além do 10º Encontro Nacional do Cogecom, a UFMG vai abrigar, na mesma semana, outros quatro eventos de comunicação organizacional, de âmbito local, nacional e até internacional.
No âmbito local, acontecerá o 7º Colóquio Universidade e Comunicação Pública, promovido anualmente pela UFMG; no nacional, haverá o 1º Encontro Brasileiro de Gestores de Comunicação Universitária; e no internacional, haverá o 2º Congresso Latino-Americano de Mídias Universitárias da AUGM e o 7º Seminário Internacional de Comunicação Organizacional.
“Todas as atividades dos cinco eventos foram articuladas para permitir que os participantes aproveitem ao máximo as discussões nas diferentes mesas”, disse Fábia Lima, gestora de comunicação da UFMG e uma das organizadoras dos eventos.
“Certamente, ao longo desta semana teremos uma grande oportunidade de aprender com as experiências dos colegas, de fortalecer laços institucionais e de ampliar as potencialidades da comunicação universitária, do modo mais amplo possível”, afirmou Kamila Fernandes, gestora de comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora nacional do Cogecom.