UFSCar na COP 30: catálogo registra atividades da comunidade acadêmica

Comunidade universitária pode se juntar ao projeto (Imagem: Henrique Matheus)O Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar acaba de publicar catálogo com atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a clima e temas associados realizadas pela comunidade universitária. Organizado no contexto de realização da COP 30 no Brasil, para subsidiar a participação institucional na Conferência, o levantamento deve seguir sendo alimentado e atualizado, visando tanto a visibilidade das ações, quanto apoiar a articulação entre elas.

“No início do ano, com a expectativa da chegada da COP ao Brasil, começamos a receber contatos da comunidade universitária, interessada em integrar esforços institucionais relacionados não só ao evento, mas também à questão climática de modo mais abrangente. Percebemos então a necessidade, e a oportunidade, de estruturar uma plataforma para essa articulação, e o levantamento é um primeiro passo”, compartilha a Diretora do ICC, Mariana Pezzo. “Para o início de 2026, estamos planejando um primeiro encontro entre projetos e pessoas, para juntos pensarmos em como seguir no sentido de diálogo entre as iniciativas, promoção de parcerias e, também, fomento e subsídio às ações institucionais na área”, complementa, convidando as pessoas interessadas que ainda não se manifestaram a entrar em contato com o Instituto.

No site do ICC, o catálogo conta com 22 registros iniciais, apresentando grupos de pesquisa e laboratórios; projetos mais pontuais coordenados por docentes da UFSCar, de pesquisa, extensão, ensino e outras atividades; trabalhos de pós-graduação; publicações; e coletivos. No link, é possível também acessar o formulário para registro de novas atividades. “Esta etapa foi produzida a partir da participação na primeira fase de levantamento. Algumas atividades ainda estão sendo preparadas para a publicação e, além disso, em parceria com as pró-reitorias de Pós-Graduação e de Extensão, já fizemos buscas também em bases de dados institucionais, com resultados que em breve também irão compor o catálogo. Agora, a expectativa é que a publicidade nos ajude a alcançar, conhecer e reconhecer esforços que ainda não pudemos alcançar”, reforça a Diretora do ICC.

COP30
O catálogo integra um conjunto de outras iniciativas agrupadas sob a marca “UFSCar no Clima”. Parceria com grupo de estudantes do curso de graduação em Gestão e Análise Ambiental, sob orientação de Renata Bovo Peres, docente no Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), está produzindo textos sobre temas centrais no debate climático, como mobilidade urbana e justiça climática. A série, reunida sob o título de Diário da COP 30, pode ser acompanhada no site do ICC.

No Instagram, no perfil @cienciaufscar, outra série, “COP de lá, COP de cá”, traz materiais sobre a participação da UFSCar em Belém, de um lado, e olhares sobre a programação a partir de outros lugares, de outro. Os vídeos já trataram da participação da Reitora da Universidade, Ana Beatriz de Oliveira, representando a UFSCar e, também, a Andifes (Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior); e de equipe do Campus Lagoa do Sino que foi à Conferência apresentar o projeto Transição Tropical. Karolina Vicente Guerrero, estudante de Agroecologia, também compartilhou sua experiência no evento e, nesta semana, Rodrigo Constante Martins, Pró-Reitor de Pós-Graduação e docente no Departamento de Sociologia, que pesquisa questões amazônicas, reporta sua passagem por Belém para reuniões de pesquisa e atividades na Cúpula dos Povos.

“A tentativa foi a de trazer a COP um pouquinho mais para perto, a partir dessas participações. Mas o projeto não termina junto com a COP 30: a ideia agora é pensar junto com as pessoas já mobilizadas e, também, quem mais tiver interesse na temática e nesses esforços de articulação, a volta de Belém ao nosso cotidiano, e como seguir nos debates e ações neste dia-a-dia”, conta a Diretora do ICC. O contato com o Instituto pode ser feito pelo e-mail culturacientifica@ufscar.br.