Andifes participa do I Encontro do Fórum de Ensino de Graduação da Ufra

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Geraldo Ticianeli, participou, nesta quinta-feira (29), do I Encontro do Fórum de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O evento, promovido pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), reúne docentes, coordenadores, gestores e técnicos dos seis campi da instituição, com o objetivo de fortalecer as políticas e práticas de ensino de graduação.

Durante o encontro, o presidente da Andifes dialogou com a comunidade acadêmica sobre o papel estratégico da Associação na articulação institucional das universidades federais, na defesa da autonomia universitária e na formulação de políticas públicas para a educação superior. Reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), destacou ainda a importância da representatividade da Região Norte na condução da Andifes e na construção de agendas nacionais atentas às especificidades regionais.

Entre estas articulações, o presidente destacou o diálogo com parlamentares e o executivo e o posicionamento firme da Andifes diante dos cortes promovidos pelo Congresso Nacional. Segundo ele, esse processo foi decisivo para reverter o cenário, resultando na recomposição orçamentária prevista para 2026.

Outro ponto destacado foi a atuação da Andifes em defesa da autonomia universitária, com ênfase no acompanhamento do Projeto de Lei nº 2.699/2011, que trata da eleição de reitores. O presidente relembrou que acompanha essa pauta desde o período em que exerceu a vice-presidência da Associação, quando dirigentes escolhidos pelas comunidades acadêmicas deixaram de ser nomeados em razão do modelo da lista tríplice. Segundo ele, o projeto é fundamental para assegurar o respeito às decisões das comunidades universitárias, fortalecer a estabilidade institucional e conferir maior previsibilidade à gestão, sendo essa uma agenda acompanhada de forma permanente pela Andifes junto aos Poderes.