O projeto prevê o monitoramento de redes sociais, a produção de conhecimento interdisciplinar e a formulação de políticas públicas voltadas ao tema

A Reitoria da UNIRIO sediou um encontro institucional que marcou a assinatura da minuta de Acordo de Cooperação para o desenvolvimento de um projeto internacional. A iniciativa tem como objetivo promover a democracia e analisar o crescimento do extremismo entre jovens.
A reunião, realizada na Reitoria da UNIRIO, nesta quinta-feira (5), contou com a presença de autoridades acadêmicas e representantes de organismos nacionais e internacionais ligados às políticas de juventude, além do apoio institucional do Ministério da Educação (MEC). Estiveram presentes o Reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, o Vice-Reitor da PUC-Rio, Padre Miguel de Oliveira Martins Filho, S.J, representantes da Central de Cooperação Internacional da PUC-Rio, do Observatório Internacional da Juventude e de órgãos ligados à Presidência da República.
Entre os participantes, destacam-se Alexandre Pupo Quintino, Secretário-Geral do Organismo Internacional de Juventude para Ibero-América (OIJ); Gabriel Medeiros de Miranda, representante permanente da OIJ no Brasil; Letícia Dias Tavares, Coordenadora de projetos da OIJ no país; Tamires Sampaio, Assessora da Assessoria Especial da Presidência da República; Beatriz do Espírito Santo, da Secretaria Nacional de Juventude; e Talita Tanscheit, Professora da PUC-Rio (Escola de Ciência Política).
Pela UNIRIO, também participaram do encontro Vinicius Pinheiro Israel, Chefe de Gabinete do Reitor; Sidney Cunha de Lucena, Pró-Reitor de Planejamento; Jeremias da Cunha Lemos Garcia, Pró-Reitor de Administração; Vanessa Teixeira de Oliveira, Coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais; Nadine Borges, Coordenadora do Núcleo Institucional de Projetos; e a Coordenadora do projeto pela UNIRIO, professora Eliane Ribeiro (Escola de Educação e Ciência Política).
O projeto, de caráter interdisciplinar e internacional, prevê a criação do Observatório Internacional da Juventude contra o Extremismo, com articulação inicial entre Brasil, Chile, Uruguai e Colômbia. Entre os principais objetivos estão o monitoramento de conteúdos em redes sociais utilizados para a cooptação de jovens por grupos extremistas, a produção de análises qualificadas sobre o fenômeno e a proposição de políticas públicas voltadas à promoção da participação juvenil no espectro democrático.
Fonte: Unirio