Publicação científica com participação da UFOPA destaca ameaças a terra indígena na Amazônia

Professor da Ufopa é coautor do artigo

Artigo científico publicado na revista Nature Sustainability, no mês de julho de 2026, aponta as crescentes ameaças em terras indígenas na Amazônia, com destaque à Terra Indígena Vale do Javari, localizada no estado do Amazonas. A pressão se dá, principalmente, pelas frequentes atividades ilegais registradas na região, como desmatamento, mineração, exploração madeireira, caça, pesca ilegal e narcotráfico.

Um dos coautores da publicação é o professor Dr. Wilderclay Barreto Machado, docente do curso de Ciências Atmosféricas do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O docente contribuiu com análises no âmbito do sensoriamento remoto aplicado aos estudos ambientais, que constitui um dos pilares metodológicos do trabalho, especialmente no uso de dados para o monitoramento do desmatamento e da degradação ambiental em terras indígenas amazônicas.

O sensoriamento remoto é a técnica de coletar dados e imagens da superfície da Terra usando sensores distantes, como satélites, aviões ou drones. Nos estudos ambientais, ele serve para monitorar florestas, águas, o clima e mudanças no uso do solo de forma rápida e em grandes áreas.

De acordo com professor Wilderclay Machado, o estudo possibilitou a observação das pressões impostas à TI Vale do Javari: “A análise demonstra que, embora o desmatamento no interior da Terra Indígena permaneça relativamente baixo, houve um aumento expressivo do desmatamento em seu entorno entre 2017 e 2022, indicando a intensificação das pressões de fronteira”.

O pesquisador acrescentou que o estudo reforça a necessidade de fortalecimento da fiscalização ambiental, da proteção das zonas de amortecimento, do combate à grilagem e da implementação de políticas públicas voltadas à conservação da Amazônia, à proteção dos povos indígenas e à manutenção dos serviços ecossistêmicos essenciais. E ainda destacou o papel da Universidade Federal do Oeste do Pará nas discussões: “A publicação representa um importante reconhecimento internacional da produção científica desenvolvida na Ufopa e reforça o protagonismo da universidade nas pesquisas sobre Amazônia, mudanças climáticas, conservação ambiental e povos indígenas”.

A pesquisa foi liderada pelo professor Dr. Gabriel de Oliveira, da University of South Alabama (Estados Unidos), pesquisador do Dauphin Island Sea Lab e embaixador da American Geophysical Union (AGU). Reúne pesquisadores de diversas instituições, entre elas: NASA Goddard Space Flight Center, Purdue University, University of California Santa Barbara, University of Kansas, Michigan State University, University of Helsinki, University of Manchester, Rice University, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), além da participação de importantes lideranças indígenas do Vale do Javari.

Sobre o periódico

A revista Nature Sustainability é um dos periódicos científicos mais prestigiados do mundo que publica pesquisas originais sobre sustentabilidade, suas dimensões políticas e soluções práticas, abrangendo as áreas de ciências naturais, sociais e engenharia.

Informações sobre a pesquisa podem ser obtidas junto ao professor Wilderclay Machado por e-mail: wilderclay.machado@ufopa.edu.br.

Localização geográfica da TI Vale do Javari (figura da publicação).

Professor da Ufopa é coautor do artigo

Fonte: Ascom/Ufopa