Ética e Responsabilidade na Educação são temas de Seminário na Câmara

Acontece amanhã (5), na Câmara dos Deputados, o Seminário Internacional Ética e Responsabilidade na Educação. O evento acontece das 9h às 13h30, no auditório da TV Câmara e é uma parceria entre a Comissão de Educação e Cultura da Câmara, a UNESCO no Brasil (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o movimento Todos Pela Educação.

O objetivo do Seminário é discutir os princípios e fundamentos de uma Lei de Responsabilidade Educacional. Essa lei tem importância na defesa da qualidade da educação estabelecendo metas para o setor, no sentido de melhorar e qualificar a gestão escolar.

Na abertura do evento estarão presentes o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado João Matos (PMDB-SC), o representante da UNESCO no Brasil, Vicente Defourny, e o presidente-executivo do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos.

O primeiro painel do evento apresentará a temática “Fundamentos e imperativos de uma Lei de Responsabilidade Educacional”, com o professor e coordenador da Cátedra Unesco da Juventude, Candido Gomes, e terá como debatedores o senador Cristóvão Buarque e a deputada Professora Raquel Teixiera.

Também durante o evento a professora Muriel Poison, do Instituto Internacional de Planejamento da Educação – IIPE, da UNESCO, apresentará o relatório da Organização sobre corrupção nas escolas. Em seguida,  o deputado Antônio Carlos Biscaia e a professora doutora Maria Beatriz Luce da câmara irão discutir os resultados apresentados pelo relatório.

Para concluir o Seminário, o presidente do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos coordenará mesa de discussão com os convidados.

Também apoiam o evento o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A abertura e os debates serão transmitidos ao vivo pela TV Câmara e Rádio Câmara FM