Comissão de Orçamento e Modelo debate Matriz Andifes 2008/2009

A Comissão de Orçamento e Modelo da Andifes reúne-se, nesta quarta-feira (06/08), às 10h, na sede da Associação, em Brasília. Durante o encontro, os membros da comissão debaterão a Matriz Andifes 2008/2009. A coordenadora geral de Planejamento e Orçamento das Ifes no Ministério da Educação, Sandra Vidal, e o consultor do MEC, Onivaldo Rosa Júnior, responsáveis pela aplicação da Matriz Andifes, participarão da reunião.

A Matriz Andifes determina a forma como os recursos para Outros Capitais e Custeios (OCC), liberados pelo Ministério da Educação, serão distribuídos entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Os indicadores utilizados para a alocação dos recursos estão relacionados ao desempenho de cada instituição no que se refere ao número de alunos matriculados, formados e titulados.

De acordo com o presidente da Comissão de Orçamento e Modelo da Associação, reitor Rômulo Polari (UFPB), o objetivo é avaliar a aplicação da matriz em 2008 e 2009 e realizar os ajustamentos necessários no modelo, buscando a eqüidade entre os recursos repassados para cada instituição. “O que se pretende é, à luz da experiência dos últimos cinco anos, aperfeiçoar o modelo e sanar as imperfeições”, afirmou.

A Comissão de Orçamento e Modelo apresentará aos dirigentes das Ifes a Matriz Andifes 2008/2009 durante na LXXIIª reunião do Conselho Pleno da Associação, que acontece nos dias 12 e 13 de agosto.