Inscrições para exame Prolibras seguem até dia 21 de agosto

As inscrições para o exame Prolibras estão abertas até o dia 21 de agosto. O Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino da Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação da Libras/Português/Libras – Prolibras – é um programa promovido pelo Inep e desenvolvido por Instituições de Ensino Superior (IES).
As provas serão realizadas nos dias 28 e 30 de setembro, em duas etapas: objetiva e prática.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)é a instituição responsável pela aplicação das provas, que serão realizadas nos dias 28 de setembro , prova objetiva, e dia 30 de setembro, parte prática. Os inscritos no exame serão avaliados sob dois aspectos: a competência lingüística, que é a fluência em Libras, e a competência metodológica para o ensino da língua.

Podem se inscrever para o exame pessoas fluentes em Libras com nível superior ou médio, completos. O Prolibras certificará pessoas surdas, fluente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e interessadas em ser professores e instrutores da Libras nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia; e pessoas ouvintes, que sejam fluentes na tradução e interpretação da linguagem.

Os certificados obtidos por meio deste exame poderão ser aceitos por IES ou instituições de educação básica, como títulos que comprovam a competência no uso e no ensino da Libras ou na tradução e interpretação da língua.

As inscrições serão feitas somente pela Internet através do site www.coperve.ufsc.br.