Ciência sem Fronteiras chega a 22,6 mil bolsas; maioria é de graduação-sanduíche

O país que mais recebe bolsistas são os Estados Unidos, com 22% do total

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) divulgou um novo balanço no início de fevereiro em que aponta a concessão de 22.646 bolsas, sendo mais de dois terços (67%) em sistema de graduação-sanduíche, modalidade em que um estudante da graduação passa um período de seis meses a um ano no exterior.

Em um distante segundo lugar (16,5%) vêm as bolsas de doutorado-sanduíche, seguidas pelas de pós-doutorado (10%), doutorado pleno (3,6%) e pelas de atração de pesquisadores estrangeiros ao Brasil, com 2,6%. No balanço anterior do programa, divulgado em setembro do ano passado, estavam contabilizadas 17 mil bolsas, sendo 12 mil (70%) na modalidade graduação-saduíche.

O país que mais recebe bolsistas são os Estados Unidos, com 22% do total, sendo que, desses, 58% estão em programas de graduação-sanduíche. Depois vêm Portugal, com 13% das bolsas, sendo também a maioria, 80%, em sistema de graduação-sanduíche; França, com 12% do total e 70% em graduação-sanduíche; e Espanha, com 11% do total, e 75% em graduação-sanduíche.

O país que mais recebe estudantes de doutorado pleno financiados pelo CsF é o Reino Unido, com 158 bolsistas (19% do total de bolsas concedidas nessa modalidade), seguido por Portugal (15,6%) e Estados Unidos (14%). Já em doutorado-sanduíche o campeão é os Estados Unidos, com 1.183 bolsistas (30% do total para a categoria), seguido de França (12%) e Espanha (10%). Nas bolsas de pós-doutorado, os EUA também dominam (34% das bolsas), seguidos por Reino Unido (13%) e França (11%).

Ao todo, o CsF já enviou estudantes brasileiros para 39 países. Até o momento, os que menos receberam bolsistas foram Costa Rica, Luxemburgo e Rússia, com um estudante cada, nas modalidades de doutorado e pós-doutorado. Na América Latina, o país que mais bolsistas acolheu foi o Chile, com 34 alunos, a maioria (85%) para graduação, seguido de México, com cinco estudantes, todos em bolsas de pós-graduação, e Argentina, com dois pós-doutorandos.

Carlos Orsi, da Revista Ensino Superior da Unicamp

 

 

NY Fashion Week jump starts Spring 2012 trends
watch game of thrones online free New good quality boots run from

off sale items at Haberdash with MAYDAY25
free games online Wonderful displays of cactus

On New Tax Management Possibilities
online games 5 widely known significance who were designed to be truly unpleasant insults

Troon North Golf Club Hotels
cheap flights this is the label for you

Adorn Yourself with Trendy Turquoise Jewelry
forever21 if people want to say I miserable then so be it

China Xiniya Fashion Limited Reports 2014 Second Quarter Financial Results
onlinegames You can achieve that

An interview with Canadian fashion designer Christopher Bates
kleider the rise created by coco chanel

How to Get the Grunge Fashion Look
ballkleider Be ready to see subtle hues of neutrals