UFC – Hospital Universitário anuncia novidades na área de transplante de medula óssea

Neste ano, o Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), inicia a ampliação de leitos, recebe a instalação de ar filtrado e realizará em breve transplante alogênico de medula óssea, que ocorre quando o paciente recebe medula de um doador. Atualmente o HUWC faz transplante autólogo, em que o paciente recebe as células sadias da própria medula.

Conforme o Chefe do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do HUWC e do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce-Sesa), Fernando Barroso, a previsão para a realização de transplante alogênico é até o final deste ano. Quando o HUWC for habilitado, o Ceará será o quarto estado do Nordeste a realizar transplante alogênico. Os outros são Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. O Serviço de TMO dos HUs alcançará a população do Ceará, assim como estados do Norte-Nordeste. A iniciativa desafogará outras unidades e, no caso dos cearenses, diminuirá os custos de locomoção dos pacientes e seus familiares para outro estado.

Segundo o médico, a equipe iniciou em 2012 um curso multidisciplinar de transplante, em que todo o processo vem sendo discutido. “Terminamos recentemente o módulo de radioterapia com o médico Fernando Bastos e iniciaremos os de infecção com a supervisão do médico Jorge Luis”, detalha.

O transplante autólogo permite o transplante em pacientes com linfoma de Hodgkin, não Hodgkin e mielomas múltiplos. O recebimento de medula de outra pessoa, o chamado procedimento alogênico, pode ser realizado, por exemplo, em casos de leucemia. Fernando Barroso informa que o Registro Nacional de Doadores da Medula Óssea (Redome) registra hoje no Ceará mais de 100 mil possíveis doadores. “Hoje nós somos o quinto estado do País em registro de doadores de medula óssea”, afirma. Além disso, há também o banco de sangue de cordão umbilical e placentário que é outra possível fonte de doação.

O investimento de R$ 1,5 milhão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) é outro progresso alcançado pelo HUWC. Esse recurso proporcionará transformações na estrutura física e funcional do serviço de TMO, como a ampliação dos leitos – de dois para oito – e, consequentemente, o aumento dos procedimentos realizados. Serão destinados quatro leitos para os pacientes do transplante autólogo, três para os do transplante halogênico e um para casos de urgência e emergência.

DESTAQUES – Com o suporte da política pública federal de incentivo aos transplantes, a equipe do TMO-HUWC alcançou excelentes resultados como: mais de 80 transplantes autólogos realizados desde a criação do serviço, apresentando uma porcentagem de sobrevida de 95% e baixíssimas taxas de infecção, contribuindo para ampliação dos serviços prestados pelo HUWC.

Diante da carência de unidades de TMO no país, o HUWC mais uma vez desponta na frente nos transplantes. Dessa forma, a criação da nova unidade e a ampliação dos novos leitos trará impactos positivos para o serviço e para toda a comunidade. “Hoje, com dois leitos, somos o oitavo serviço do Brasil, num universo de 60 centros transplantadores”, destaca o médico Fernando Barroso. Ele ressalta o apoio que o Hemoce tem dado à iniciativa, assim como o corpo diretor do HUWC.

INSTALAÇÃO DE AR FILTRADO – Recentemente, o serviço recebeu novas instalações, como o ar filtrado na unidade de leucemia. De acordo com Fernando Barroso, o ar filtrado tem como objetivo prevenir e reduzir as infecções de pacientes transplantados ou com leucemia aguda, já que possuem baixa imunidade. O equipamento passou a funcionar no último dia 20 de maio, possibilitando mais qualidade no atendimento aos referidos pacientes.

Segundo o médico, os dados da literatura médica apontam que há 25% de chances de infecção fúngica em pacientes leucêmicos e 8% de chances em pacientes após transplantes alogênicos de medula óssea. “Poucos hospitais no Brasil dispõem deste recurso. Para a equipe qualificada do TMO-HUWC, que conta com o importante suporte hemoterápico do Hemoce, esse equipamento veio agregar valores positivos à assistência prestada”, ressalta.

Ascom UFC

 

 

‘Candy Queen’ on TLC Episode 1 ‘Welcome to Wonderland
watch game of thrones online free so you can easily slip them in and out of your purse

Six Common Questions About Mens Suits Answered
games online Helps the chemicals seal around the skin

Shopping Online for Plus Size Evening Dresses
cheap flights so i poured a quantity of bleach with them and as well , snip them directly onto shorts

Retailer With A Broken IPO Is A Double
forever 21 A week or two can feel like forever to a child

What Happens When You Put Too Many Clothes in the Laundry
free online games There a link for the deal over at

A City and Its Fashion Makers
jeux fr or even psychotic in another

Beat the heat of summer with protective hair care
kleider They are missing the out door look

A Perfect Dress for South Asian Women
games the required steps for that father successful designer