Comitiva do ITA chega à UFC para tratar de acordo de cooperação

Nesta quarta-feira (7), comitiva de professores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica será recebida na Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O grupo será chefiado pelo Reitor do ITA, Prof. Carlos Américo Pacheco, e vem para dar prosseguimento à formalização de acordo de cooperação entre as duas instituições. A agenda prevê reunião com o reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, pela manhã, às 9h, seguida de traslado para o Centro de Tecnologia, no Campus do Pici, onde será feita apresentação institucional sobre o Centro pelo diretor e vice-diretor do CT, professores José de Paula Barros Neto e Marco Aurélio Holanda, respectivamente, com a presença de representantes do corpo docente. O grupo visitará os laboratórios e instalações dos cursos de Engenharia da UFC.

O objetivo principal da visita é apresentar a proposta de trabalho, elaborada por uma comissão de professores da Universidade, que enumera intenções e contrapartidas no acordo com o ITA, convite feito à UFC e a outras quatro Instituições de Ensino Superior em novembro do ano passado. O convênio é respaldado pelo Ministério de Educação e Ministério de Defesa e tem duração até 2017. Seus fundamentos são o apoio mútuo no Ensino, Pesquisa e Inovação em Engenharia.

Entre as possibilidades de ações conjuntas destacadas pelo diretor adjunto de relações interinstitucionais do CT e coordenador da comissão que formulou o documento, Prof. João César Moura Mota, estão o mestrado e doutorado interinstitucionais com o ITA e o intercâmbio de alunos e professores. Os docentes esperam também a tutoria da criação de um Centro de Estudos em Ciência e Engenharia Aeroespacial. “É um documento inicial que pode ser engrandecido por outras pessoas que se identifiquem com a proposta”, diz o professor.

Em entrevista ao programa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), veiculado na Rádio O Povo/CBN, o Reitor do ITA, Prof. Carlos Américo Pacheco, destacou a expectativa de crescimento no País a partir da formação de bons engenheiros e a relevância dessa cooperação interinstitucional. “A razão principal desta cooperação é compartilhar resultados e experiências e também alavancar novas atividades na área de Engenharia”, afirmou.

O vice-diretor do CT, Prof. Marco Aurélio Holanda, enumera as áreas de conhecimento das graduações em Engenharia da UFC que podem subsidiar o Instituto. “Soldagem é algo fundamental para o ITA na parte de montagem de aviões, mísseis e turbinas e aqui temos um Laboratório de Soldagem que é referência. Os estudos sobre controle e automação na Engenharia de Teleinformática também são estratégicos, mas, de forma geral, todas as engenharias da UFC serão beneficiadas com essa parceria”, diz. Em visita ao Instituto, ele se surpreendeu com o grande contingente de estudantes cearenses. “Estive no ITA para dar uma palestra sobre drenagem e pedi para levantar a mão quem fosse cearense e mais da metade da turma levantou”, lembra.

A comitiva do ITA é formada, além do Reitor Carlos Américo Pacheco, pelo Prof. Celso Hirata (Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa), pelo Prof. Claudio Jorge Alves (Chefe da Divisão de Engenharia Civil), pelo Prof. Marcelo De Julio (Coordenador do Programa Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica), pelo Prof. Carlos Ribeiro (Coordenador do Curso de Engenharia da Computação) e o Engenheiro Carlos Blanco (Assessor Técnico Programa de Expansão ITA).

 

Ascom UFC

Ivy Higa Absolute Wild Tea
free online games If you prefer a patterned fabric

The Best Brand of Grooming Clippers for Men
mermaid wedding dresses or a heavy tin can

The Pros and Cons of Online Shopping
cheap flights 3D graphic designers use special computer programs to

Chanel Couture Spring 2014 is Waisted Up for the Big Race
onlinegames gets a FedEx message that her biological grandmother has died

Pandora Jewelry can be worn whether or not you are superstitious
games Take it to the office

Aqua Master Ladies Ceramic Watches
kleider Resulting from inspiration

can make your house beautiful
ballkleider my favorite time of year

The Right Fit for Petite Women
cool math games millar also gough depart smallville