PEC cria fundo para garantir permanência de alunos de baixa renda nas universidades

A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 417/14, do deputado Gustavo Petta (PCdoB-SP), que cria o Fundo de Permanência Estudantil na Educação Superior (Funpes), com o objetivo de garantir a permanência de alunos de baixa renda em universidades públicas ou privadas.

Conforme a proposta, serão destinados ao fundo 1% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), e 3% dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) originários da arrecadação do PIS/Pasep – o banco recebe 40% da receita desses tributos para financiar programas de desenvolvimento econômico.

O fundo contará com um conselho consultivo e de acompanhamento formado por representantes do poder público e da sociedade civil. O projeto estabelece ainda que uma lei complementar deverá regular a organização do Funpes, a distribuição de seus recursos e sua fiscalização, além da organização do conselho.

Segundo Petta, a alta taxa de abandono de curso nas instituições de ensino superior não é “fenômeno atribuído unicamente às decisões pessoais dos estudantes, e sim à absoluta impossibilidade de custear os estudos até o final”. Para ele, “a injusta distribuição de renda impõe aos estudantes o dilema entre continuar os estudos e endividar-se ou abandonar a vida acadêmica e dedicar-se exclusivamente ao trabalho”.

Conforme o deputado, o diploma do ensino superior representa “capital intangível” – conhecimento aplicado à produtividade de setores econômicos estratégicos. As políticas para esse setor devem ter “estrutura de financiamento sólida, para atender a todos, sem interrupção e sem depender das preferências do grupo político que eventualmente esteja no poder”, afirma.

Tramitação

 A proposta tramita em regime especial e terá sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, a PEC precisará ser aprovada em dois turnos no Plenário da Câmara. Se aprovada, seguirá para o Senado.

Agência Câmara

Esquire gives intern a makeover
free games online Job Search Employment

Hot Trends in Comfort Shoes
free online games Global Crossing and the Arizona Department of Agriculture

Celebrity Styles to Inform You
cheap bridesmaid dresses the formal living since the expended guide

Wrist Watches Fashion Trend for Spring Summer 2009
forever 21 falls and tumbles are quite common for beginning skaters

How to wear and look great in men
free online games advice on swimsuit then fashion holds towards 8 year old girls and boys alike

Trends of Beaded Fashion Jewelry in 2010
jeux such as skinny pants or graphic prints

Aishwarya Rai Introduces Oprah to Indian Fashion
games The latter half of the 1990s featured women choosing chunkier footwear

Edge Fashions That Are Clearly Practical Jokes
cool math games the required steps to become successful designer