Professor e alunos de Direito da USF lançam livro sobre a sociedade contemporânea

A partir da pesquisa de Iniciação Cientifica, os autores se basearam na obra do pensador polonês Zygmunt Bauman

Na sociedade atual tudo acontece de forma rápida e convivemos com o excesso de informações. Neste cenário, o professor do Curso de Direito e pesquisador da Universidade São Francisco (USF), Ivan de Oliveira Silva, junto com um grupo de alunos, lançou o livro “A Condição Humana em Zygmunt Bauman: notas e reflexões a respeito da modernidade líquida”, que faz uma análise do comportamento humano.

A partir da criação do grupo de estudo de Iniciação Científica da USF, os autores Cláudia Rodrigues da Silva, Felipe Araújo Lico e Richard de Moraes Pereira Martins, além do docente, se basearam na obra do pensador polonês Zygmunt Bauman para escrever o livro. “Foi uma experiência fantástica. Apresentei a eles um projeto ambicioso que era produzir um livro e, imediatamente, eles aceitaram o desafio. Todo o grupo cresceu junto. Nossos encontros de Iniciação Científica transformaram-se em momentos de intensa troca de conhecimento. Estou muito orgulhoso de meus alunos-escritores. Apresentei a eles o caminho e as ferramentas e desejo que eles continuem crescendo na jornada acadêmica”, explica o docente.

O autor polonês foi responsável pelo desenvolvimento da teoria da Modernidade Líquida, que retrata a situação atual da sociedade.  “Na teoria de Bauman, a vida contemporânea transcorre numa ruptura de paradigmas com o momento histórico por ele denominado Modernidade Sólida. Na Modernidade Líquida (ou seja, no tempo presente), tudo acontece de forma frenética, num emaranhado de promessas não cumpridas, mas sempre renovadas por outras promessas”, explica o professor Ivan, responsável e coordenador a pesquisa.

Para a produção do livro, os autores constataram que mesmo tendo grande parte de sua obra traduzida para o português, o pensador Bauman ainda é desconhecido como referência do comportamento contemporâneo da sociedade.  A publicação aborda temas como solidão e superficialidade dos relacionamentos, propõem-se a análise da condição humana nos dias atuais. “De nossa parte os textos apresentam uma arquitetura bastante lúcida da modernidade contemporânea, em que, em diversos segmentos sociais, o consumismo transformou-se em um estilo de vida quase que insano. Por este motivo, o elegemos como referencial teórico desta obra”, afirma o docente.

O livro pode ser encontrado no site da editora www.editorareflexao.com.br e também em livrarias.

Ascom UFSE

Inexpensive Tapered Sweat Pants Preferably with Ribbed Cuffs
watch game of thrones online free garments that are no doubt being used for product

Benz Fashion week in Buffalo NY Sept 9
free games online From the transfer perspective

Dominate Your Market on the Search Engines
vintage wedding dresses Recession IS strictly a matter of perception

Quinceanera Dresses in Houston TX
cheapest flights can incorporate sequins into any outfit

Facebook page full of prayer
jeux fr gear portions in the ladies

Save yourself From Nip Slips With Nipple Covers
games yummy old clothes quality for lunch in seconds

a reason for customers to prefer your shop
ballkleider After that there is a postscript

The Art Of Fashion With Topiary
cool math Providing the newest and most sophisticated style resource for men and