UFF inaugura Rede Metronit

A Universidade Federal Fluminense inaugura a Rede Metropolitana de Niterói (Metronit) no dia 5 de novembro, às 9h, no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), Rua Professor Edmundo March, s/n, Campus da Praia Vermelha, São Domingos, Niterói.

A Metronit é uma rede urbana composta pela estrutura física de fibra ótica que prevê a interligação de instituições de pesquisa e educacionais em Niterói. O projeto visa ampliar áreas de excelência, produção e difusão de conhecimento das instituições participantes, dentre elas a UFF, o Instituto Vital Brazil (IVB) e o Colégio Pedro II.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é responsável inicial pela internet acadêmica no Brasil e coordena essa iniciativa do governo federal, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A Metronit é parte da expansão das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), que têm como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos pontos de presença da RNP.

Em parceria proposta pela RNP, a UFF foi a facilitadora do projeto em Niterói e autorizou a utilização da estrutura de fibra ótica da universidade, o que representa quase 70% do total de 36 quilômetros da Metronit. Com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao MCTI, o cabeamento existente foi renovado e ampliado para interligar as outras instituições participantes do convênio, com investimento total de R$ 1,030 milhão.

“Nosso objetivo foi criar estrutura física para possibilitar que instituições de ensino e pesquisa possam se ligar à internet com mais agilidade e velocidade muito maior que a comercial”, afirma o coordenador técnico da Metronit e da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFF, Leonardo Rizzo. “O projeto cuida apenas da estrutura física e não abrange conteúdo e acesso à internet, mas possibilita atingir velocidades de 100MB a 1GB”, completa.

Projetos como a Metronit já foram realizados em outros municípios do país. Segundo dados da Redecomep, 39 cidades já concluíram a implantação da rede e outras cinco estão em fase de instalação da estrutura física. Ao todo são 408 instituições de ensino e pesquisa participantes.

Ascom UFF

Why did capes go out of fashion
watch game of thrones online free past among middle ages wedding outfits

Art as the Visual Imagination
free online games styles belonging to the 1920s

5 Petty Feuds That Shaped the Modern World
cheap bridesmaid dresses This article looks at the best lego sets

A conversation with Puerto Rican designer Nono Maldonado
cheapest flights zuoan fashion’s boss discusses q3 2013 satisfaction

Bryce Dallas Howard in Ruffled Elie Saab
onlinegames Anyway if they ever make it I’ll be front and center

to Deliver Keynote at Fashion’s Biggest Trade Show
jeu gratuit I love Southwestern

shoes made right here in metro Atlanta
games fashion designer and stylist Alma Vidovic

Hublot replica watches works as well as the original Hublot at watchcopiez
ballkleider little girls could dream of their ideal wedding dress