Presidentes da Andifes e Finep se reúnem no Rio de Janeiro

O presidente da Andifes, Targino de Araújo, acompanhado por outros reitores das Universidades Federais, participou de um encontro com o novo presidente da Financiadora de Estudos e Pesquisa (Finep), Luis Rebelo Fernandes, dia 27, no Rio de Janeiro. Na reunião foi conversado sobre expectativas de financiamento à ciência, tecnologia e inovação e feito o convite ao presidente da Finep para participar da próxima reunião do colegiado da Andifes.

No primeiro encontro com o recém empossado presidente da Finep, o reitor Targino de Araújo reportou a Luis Fernandes informações contidas no ofício elaborado pela Associação e entregue ao Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo. Este documento pontua os assuntos mais relevantes que devem ser considerados pelo MCTI e que contribuirão para o desenvolvimento das Universidades Federais.

O presidente da Andifes reforçou para nova gestão da Finep a importância dos editais de CT-Infra e a necessidade de complementar com recursos projetos dos anos anteriores. Targino de Araújo solicitou atenção quanto à reposição de recursos do CT-Petro e pediu para que haja formalização da participação da Andifes no ambiente dos conselhos que decidem as políticas públicas da Finep.

Luis Fernandes afirmou que conhece bem o sistema da Finep, por já ter sido presidente da instituição, e disse que compreendia a importância do CT-Infra para as Universidades Federais. Fernandes explicou que sua prioridade será tomar ciência da situação do órgão que preside em relação aos programas existentes e sobre orçamento.

Na oportunidade Targino de Araújo convidou o presidente da Finep para participar da próxima reunião do Conselho Pleno da Andifes, prevista para o dia 23 de abril, em Brasília. Estiveram presentes no encontro com Luiz Fernandes, reitores que também estavam no Rio de Janeiro para participarem da reunião entre Universidades Federais e representantes de empresas de petróleo e gás (ver matéria).


Comunicação Andifes