Pronatec terá em 2015 um terço do total de vagas oferecidas ano passado

Ministro da Educação diz que o governo busca evitar “maiores prejuízos” e que atraso foi por falta de recursos

BRASÍLIA – O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou nesta quarta-feira que o governo abrirá mais de um milhão de novas vagas no Pronatec este ano. A estimativa corresponde a um terço das três milhões de matrículas registradas em 2014 no programa, que foi uma das vitrines da presidente Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral que levou à sua reeleição.

Janine anunciou o tamanho da redução no número de vagas nesta manhã durante audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O Ministério da Educação (MEC) havia informado que o Pronatec seria redimensionado em função de cortes no orçamento feitos este ano como parte do ajuste fiscal. Mas não havia, até então, previsão de quantas vagas seriam criadas.

— Estamos administrando isso (os cortes no orçamento) com o cuidado, com o carinho de evitar maiores prejuízos. Na última semana, liberamos mais de R$ 270 milhões para as entidades afiliadas (ao Pronatec). Se houve atraso, não foi absolutamente por vontade, foi por falta de recursos — afirmou Renato Janine durante a audiência.

As inscrições para o programa, que deveriam ter acontecido em maio, foram adiadas para este mês. Segundo o site do Pronatec, a janela para quem quiser se inscrever ficará aberta de 22 a 26 de junho. A matrícula dos candidatos aprovados na primeira chamada deve acontecer de 1 a 3 de julho. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 7 de julho, e a matrícula acontecerá entre 8 e 10 de julho.

O corte deste ano interrompe um histórico de crescimento no número de vagas. O Pronatec teve início em 2011, quando houve cerca de 770 mil matrículas. Logo no ano seguinte, o programa registrou 1,6 milhão de estudantes. Já em 2013, foram 2,7 milhões, enquanto, em 2014, houve um total de 3 milhões de matrículas.

Renata Mariz – O Globo